Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Associação de ciclousuários reclama da falta de investimento em Floripa

28 de novembro de 2013 0

Florianópolis, 28 de novembro de 2013

A eleição do prefeito Cesar Souza Jr se deu na esteira de um discurso de humanização da cidade e valorização do transporte ativo. Porém, passados 11 meses de governo, a realidade enfrentada pelos ciclistas no dia a dia, em nada se alterou. A despeito de reiteradas declarações do chefe do executivo municipal emfavor do incentivo ao uso da bicicleta, tais palavras soam como vazias aos ouvidos dos ciclousuários. “Todas as obras viárias executadas pela atual administração serão pensadas e projetadas para o uso da bicicleta” declarou Cesar Souza Jr, ao lançar o edital do projeto de bicicletas públicas (Floribike ) em Março.

1

Tal declaração, na prática, nem precisaria ser proferida, uma vez que bastaria a prefeitura cumprir a legislação vigente (Lei municipal nº 78/2001), que obriga planejamento de estrutura cicloviária em todas as obras de revitalização e construção de novas vias. Tal promessa, assim como a legislação, foram completamente ignoradas e desrespeitadas nas recentes obras de revitalização da Av. Paulo Fontes e Rua Alvaro Mullen da Silveira, importantes vias do centro da cidade, e ligação entre o Terminal de Integração do Centro e a principal ciclovia da região, na Av. Hercílio Luz. Sem priorizar pedestres, ciclistas, ou transporte coletivo, foram gastos aproximadamente 2 milhões de Reais dos cofres públicos.

A única obra inaugurada a contemplar estrutura cicloviária, a Rod. Açoriana, na Tapera, foi tão mal executada (com postes, pontos de ônibus, árvores e bueiros no meio da ciclofaixa) que fica difícil acreditar que tenha sido “pensada e projetada para o uso da bicicleta”.

2

Uma segunda obra em execução, a Av. Osni Ortiga na Lagoa da Conceição, segue em ritmo lento, tendo inclusive sido expirado o prazo (120 dias) para o término da primeira etapa, sem que a mesma estivesse pronta. O próprio programa de bicicletas públicas – Floribike – prometido emcampanha para este ano, sequer saiu do papel.

1

Notícia no site da prefeitura:

http://www.pmf.sc.gov.br/noticias/index.php?pagina=notpagina&noti=8441

2 Vídeo gravado na Rod. Açoriana:

Outra promessa feita pelo prefeito em Agosto, após reunião com os ciclistas, seria o investimento de 1 milhão de reais até o fim deste ano em estrutura cicloviária.

3

Onde está esse dinheiro? Nenhum real foi investido até o momento. A reforma do bicicletário do Terminal de Integração da Lagoa (TILAG), cuja previsão de entrega prometida pelo Sec. de Mobilidade Urbana de Florianópolis, Valmir Piacentini, até o início do verão, ainda nem começou.

4

Não bastasse isso, essa administração retirou da execução orçamentária, somente em 2013, R$1.425.000,00 (Um milhão, quatrocentos e vinte e cinco mil reais)

previamente destinados ao transporte ativo.A nova licitação do transporte público lançado pelo prefeito Cesar Souza Junior, sequer contempla integração com bicicletas, mesmo sendo prometida como solução de mobilidade e ponto de partida do “Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)”. As ciclofaixas das áreas centrais não são fiscalizadas com eficiência mesmo após a instalação de placas, que eram usadas como desculpa pela ausência de fiscalização. O reflexo está no desrespeito diário de motoristas, que as usam como ponto de parada e estacionamento, e no desestímulo ao uso da bicicleta para pequenos deslocamentos.

Isso sem falar no novo Plano Diretor que não contempla o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, conforme determina a Lei Federal nº 12.587/2012. É essa a valorização dos ciclistas planejada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis? A se continuar essa realidade em 2014, teremos infelizmente a repetição de atropelamentos como o que vitimou a estudante da UFSC, Lylyan Karlinski Gomes, de 20 anos, em 1º de julho desse ano, nos arredores da universidade. Acidente este que motivou mais uma promessa não cumprida, a da criação de uma rede cicloviária no entorno da UFSC.

Até Quando??

ViaCiclo

(Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis)

comentários

Envie seu Comentário