*Por Diogo Vargas (diogo.vargas@diario.com.br)
O pescador esportivo Humberto Silvestre, 53 anos, é um dos integrantes da equipe que pescou um marlin-azul no canal da Barra da Lagoa, em Florianópolis, no sábado. Ele entrou em contato com o DC para corrigir alguns dados a respeito da façanha:
Que marlin é esse?
O peixe capturado trata-se de um marlin azul (Makaira nigricans) que habita todo o litoral brasileiro, descendo a corrente do Brasil de outubro a março, na plataforma continental, que aqui em Florianópolis situa-se a mais de 60 milhas náuticas da costa.
Como o capturaram?
O marlin foi capturado por uma equipe que pratica pesca esportiva. Modalidade praticada no Brasil e no mundo todo. São vários os campeonatos realizados em busca do marlin azul, é o maior troféu da pesca esportiva.
Foi algo raro mesmo então?
As equipes normalmente liberam os peixes, este por se tratar de um recorde para a região sul foi embarcado. O peixe foi capturado por Geraldo Figueiredo, Lucas Palmar, Humberto Silvestre e Eduardo Clezar, mediu 4m de comprimento e pesou 440kg. São medidas gigantescas. Para pesá-lo tiveram de cortá-lo. Foi 1h40min de briga para capturá-lo.