Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 6 janeiro 2014

Rumo aos EUA

06 de janeiro de 2014 0
Divulgação

Divulgação

Israel Rocha Borba, de Florianópolis é o mais novo Jovem Embaixador de SC. Ele é aluno do Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Borba participou neste ano do “Jovens Embaixadores”, programa de iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos. Realizou várias seletivas e provas que contaram com mais de 11 mil candidatos, sendo escolhido o mais novo Jovem Embaixador de Santa Catarina. O garoto irá representar o estado nos Estados Unidos em janeiro de 2014.

O Programa Jovens Embaixadores foi criado no Brasil em 2002, sendo uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos — em parceria com os setores público e privado em ambos os países — que beneficia, com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública com excelente desempenho escolar, que falam inglês, que pertencem à camada socioeconômica menos favorecida, que têm perfil de liderança, que prestam serviço voluntário, enfim, que são exemplos em suas comunidades. O estado de Santa Catarina participa desse programa desde 2006. Durante esse período, dez jovens, representando nosso estado, já viajaram para os Estados Unidos.

Como parte do mesmo programa, os jovens classificados, que não foram selecionados para a viagem aos EUA, têm a oportunidade de participar do English Immersion USA, onde aprimoram seus conhecimentos sobre a língua e a cultura dos Estados Unidos e convivem com colegas das diversas regiões brasileiras.

Enquanto isso...

06 de janeiro de 2014 0
Vanessa Franzosi / Agência RBS

Vanessa Franzosi / Agência RBS

Na praia da Silveira, em Garopaba, o lixo não é recolhido desde o ano passado.

Todo recesso tem um fim

06 de janeiro de 2014 0

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

Enfim, o ano começa para o serviço público. A partir de hoje, a maioria dos órgãos públicos voltam a atender a população em expediente normal. Servidores do governo do Estado de Santa Catarina que tiveram recesso polêmico, com 14 dias de folga, retornam ao trabalho. O Tribunal de Justiça e o Ministério Público de Santa Catarina também retomam atividades e os processos, que estavam com prazos suspensos, voltam a tramitar normalmente.

Contra-ataques

06 de janeiro de 2014 0

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

Para tranquilizar a população diante das constantes ameaças das facções criminosas, o diretor da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Akira Sato, garante que continuarão as investigações sobre os responsáveis pelas ondas de atentados em Santa Catarina. A ordem é manter os líderes isolados em prisões federais.

Exceção à regra

06 de janeiro de 2014 2

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

Jurerê Internacional não teve falta de água. Os sistemas de abastecimento e a rede de esgoto do balneário são privados. Foram registradas apenas 10 reclamações entre os dias 31 e 1º, das 4 mil casas e lojas locais.

Enquanto isso no Norte...

06 de janeiro de 2014 0

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

Nas cidades do Norte do Estado, a situação de falta de água permanece. Famílias de Balneário Camboriú, Itapema, Navegantes, entre outras, estão com as torneiras secas desde o Natal. O Ministério Público entrou na questão para investigar se caminhões limpa-fossa estão mesmo sendo usados para o transporte de água.

Retorno gradual

06 de janeiro de 2014 0

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

O abastecimento começou a ser normalizado ontem no norte de Florianópolis devido ao retorno de muitos turistas às cidades de origem. Resta saber até quando durará a fartura do líquido, já que a partir do dia 10 de janeiro se inicia a temporada mais forte do veraneio. Além disso, vêm por aí os feriados de Carnaval e Páscoa pela frente. Melhor encher os baldes.

Fim de contrato?

06 de janeiro de 2014 1

Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

De acordo com a colunista do Sol Diário Dagmara Spautz a falta de água em Itapema reforçou a vontade do prefeito Rodrigo Bolinha (PSDB) de romper o contrato com a empresa Águas de Itapema, responsável pelo abastecimento e saneamento na cidade. Bolinha diz que um processo administrativo para retomada do serviço pelo município foi instaurado em junho e deve ser concluído em breve.

A prefeitura alega que o que impediu até agora o fim do contrato é o montante que a empresa pede como indenização: nada menos que R$ 180 milhões. Tudo indica que, caso o município não desista da retomada da gestão da água, o processo pode se arrastar na Justiça.

Fila para entrar no shopping

06 de janeiro de 2014 0
DÉCIO ALBUQUERQUE

DÉCIO ALBUQUERQUE


Por Elen Sallaberry (elen.sallaberry@diario.com.br)

O fim de semana chuvoso somado ao expressivo número de pessoas visitando Florianópolis só poderia dar nisso: filas quilométricas de carros no entorno dos maiores shopping centers da Capital.

E o que era para ser lazer acabou em estresse. Quem quis aproveitar o tempo instável para curtir o cinema ou apenas fazer um lanche nas praças de alimentação encontrou estacionamentos lotados e aglomeração de pessoas até mesmo nas escadas rolantes.

Durante toda a tarde de sábado, o Beira-Mar Shopping, no Centro, o Floripa Shopping, na SC-401, e o Iguatemi, no bairro Santa Mônica, apresentavam congestionamento nas vias de acesso. No Beira-Mar, a lentidão atingiu um raio de 500 metros e ruas laterais chegaram a ser interditadas pela Guarda Municipal.

Uma conclusão é inevitável: estão faltando opções de entretenimento para quando o sol se esconde na Ilha. Nesse caso, a dificuldade pode ser vista também como oportunidade.

Papo Rápido

06 de janeiro de 2014 0

Por Diogo Vargas (diogo.vargas@diario.com.br)

Gladimir Murer, coronel subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina

As 50 mortes até agora por afogamentos na temporada chamam a atenção. Por que essa realidade?

As pessoas buscam lazer em locais sem aglomeração de público. São pontos isolados, como lagos ou açudes e rios que dividem propriedades privadas.


Não seria hora de rever os pontos de cobertura?

Ampliamos, nesta temporada, para 153 balneários. É a maior Operação Veraneio dos últimos 50 anos. Falta é a conscientização das pessoas.


Qual é a ação indevida mais comum dos banhistas?

Adentrar na praia em lugar com bandeira vermelha. Isso é proibido. A cada óbito, temos em média mil salvamentos efetuados.

Como se explica o grande número de mortes entre Bombinhas e Itajaí?

Provavelmente pelo aumento do número de pessoas no litoral. É como acidente de trânsito, sempre acabam acontecendo imprudências. As pessoas precisam se banhar perto do guarda-vidas e ser prudentes.