Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 16 janeiro 2014

Iluminação na praia da Pinheira

16 de janeiro de 2014 1
Foto: Otávio Anacleto

Foto: Otávio Anacleto

A orla da praia da Pinheira, em Palhoça, está recebendo sistema de iluminação. A prefeitura informou que concluirá os trabalhos até o fim da próxima semana. Serão instalados oito postes com 16 metros de altura, dois refletores de mil watts de potência e mais uma lâmpada de 400 watts em cada um.

A mão de obra prisional nas rodovias

16 de janeiro de 2014 7

O programa Caminhos da Cidadania, realizado pelas Secretarias de Infraestrutura e Justiça e Cidadania, foi responsável pela roçada, limpeza de canaletas e consertos de placas de sinalização em mais de 700 quilômetros de rodovias estaduais em 2013. Cerca de 90 apenados trabalharam em todas as regiões do Estado. O governo afirma que o projeto tem aval do Tribunal de Justiça e vai continuar em 2014.

Foto: Frutuoso Oliveira

Foto: Frutuoso Oliveira

 

Advogado denuncia abuso de PMs contra professora

16 de janeiro de 2014 26

O advogado criminalista Cláudio Gastão da Rosa Filho entrou com pedido de abertura de inquérito policial para investigar denúncia de abuso de autoridade por policiais militares contra uma professora em uma casa de lanches, em São José, na Grande Florianópolis.

Segundo o advogado, a professora Geise de Castro Inácio teria sido maltratada e ofendida no último dia 2 porque um atendente queria cobrar dela uma conta da noite anterior (quatro cervejas), que ela garantia não estar devendo ao estabelecimento.

— Geise alega que logo concordou em pagar para acabar com a discussão, mesmo discordando da dívida, mas foi surpreendida pela atitude do funcionário, que chamou a PM. O clima ficou tenso e até spray de pimenta foi usado — relata o advogado.

A professora, conforme Gastão, teria sido presa e levada algemada na parte traseira de uma viatura para a Central de Polícia de Barreiros e depois para a 3ª Delegacia de São José.

Gastão acusa os policiais de agirem de forma violenta, covarde e arbitrária e entende que não é função da polícia cobrar contas. O advogado quer que a casa de lanches forneça as imagens gravadas na noite do ocorrido para a investigação.

Sem trânsito

16 de janeiro de 2014 3

Hoje ocorre o primeiro passeio do transporte marítimo do projeto Floripa Tem. A embarcação, com capacidade para 40 pessoas, circulará entre o trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, Santo Antônio de Lisboa e Canasvieiras, em Florianópolis. A iniciativa vai até 2 de fevereiro e o ticket para cada trecho custa R$ 5. Informações: www.floripatem.com.br.

Participação

16 de janeiro de 2014 0

O Centro de Eventos de Canasvieiras, em Florianópolis, deve inaugurar em maio com um compromisso na agenda. O Conselho Comunitário de Segurança do Norte da Ilha solicitou à Secretaria de Planejamento do Estado autorização para usar o local. A construção é um exemplo de como a comunidade pode colaborar com obras públicas. Lá, os moradores ajudaram até a escolher os móveis.

Transporte

16 de janeiro de 2014 1
Divulgação

Divulgação

Na última terça-feira a Apae de Palhoça recebeu as chaves de um veículo que será utilizado para o transporte escolar de cerca de 270 alunos. A entrega foi realizada pela deputada Dirce Heiderscheidt, que viabilizou o recurso através do Governo do Estado, via Fundo Social, para representantes da entidade, Márcia Jansen e a presidente Leonita Oliveira.

Momento relax

16 de janeiro de 2014 0
Erich Casagrande / Agência RBS

Erich Casagrande / Agência RBS

No Norte da Ilha de SC, a chuva espantou os banhistas. Sem ninguém no mar, os salva-vidas de Jurerê Internacional aproveitaram para jogar futebol na praia.

Gestão de emergência

16 de janeiro de 2014 1

O Hospital Celso Ramos, de Florianópolis, foi integrado ao Programa S.O.S. Emergência, do governo federal. O termo de compromisso assinado entre o Estado, prefeitura e o Ministério da Sáude garante a aplicação de medidas para melhor a gestão e desafogar o atendimento emergencial. Só entre ontem e terça-feira, 334 pessoas foram atendidas na emergência do Celso Ramos e, dos 200 leitos, cerca de 30 são de UTI. É primeiro hospital de SC e o 23o do país a integrar o programa.

Plano Diretor

16 de janeiro de 2014 1

O movimento Eu Luto por Floripa programa para domingo o segundo ato questionando o Plano Diretor, cuja redação final foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 6. Formado por atletas, vereadores e ambientalistas, o grupo se reunirá às 17h no Riozinho, Campeche. No evento será feita uma consulta pública a respeito do projeto. Haverá apresentação da bailarina Ana Clara da Silva – manezinha da Ilha e profissional do Teatro Colón, de Buenos Aires – além de DJs e bandas. O tetracampeão mundial de skate Pedro Barros também participará.

Acesso a Porto Belo

16 de janeiro de 2014 1
Marcos Porto / Agência RBS

Marcos Porto / Agência RBS

A principal avenida de Porto Belo, aquela que sempre congestiona na temporada, recebeu verbas do governo federal para melhorias. Os R$ 13 milhões dependem agora da liberação da Caixa Econômica Federal. O asfalto, passeio e ciclovias da Avenida Governador Celso Ramos devem ser melhorados, mas não há nada confirmado a respeito de uma duplicação da via. O problema é histórico e se estende até Bombinhas, onde o acesso também é difícil – tanto que gerou a hipótese de cobrar pedágio na entrada do município.