Ônibus ligados à Associação das Empresas de Transporte Turístico de Santa Catarina ganharam adesivos da campanha Uma Vida Vale Muito, do Grupo RBS.
O juiz da Vara de Execuções Penais e corregedor do sistema prisional em Joinville, João Marcos Buch, que nunca deixa passar notícias do sistema penitenciário sem se manifestar, distribuiu nota questionando os números do Departamento de Administração Prisional (Deap) sobre a ressocialização de presos, tema de manchete do DC de segunda-feira. Nos cálculos de Buch, apenas 2.586 presos exerciam atividade remunerada nos moldes da lei de execuções penais em 2013. Outros 3.100 exerciam atividades laborais diversas.
A internação compulsória de usuários de crack em São José, anunciada pela prefeitura na semana passada, certamente terá resistências. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) se diz contrário ao projeto porque entende que a “medida, além de ineficiente, representa um grave retrocesso em diversas conquistas do último século, principalmente através das lutas antimanicomial e antiproibicionista”.
Criminosos de outros Estados migram a Santa Catarina para agir entusiasmados com o movimento e a circulação de dinheiro. Os mais espertinhos são os punguistas (batedores de carteira) e os um-sete-um (estelionatários). Nas cadeias de SC há pelo menos 70 detentos procurados em outros Estados e que foram presos aqui por algum tipo de crime.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546