Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Papo rápido

12 de abril de 2014 0
Marcos Porto / Agência RBS

Marcos Porto / Agência RBS


Foi em 14 de abril de 1984, portanto há exatos 30 anos, que Vilfredo e Heloísa Schurmann partiram de Florianópolis com os filhos Wilhelm, David e Pierre — na época, aos 7, 10 e 15 anos — com o objetivo de realizar um sonho: dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro. Deixaram para trás casa, carro, trabalho, escola e o conforto da vida em terra firme. A viagem que inicialmente duraria dois anos se estendeu para 10. E os Schurmann entraram para a história como a primeira família brasileira a conseguir tal feito velejando.

Depois veio a Expedição Magalhães Global Adventure (1997), acompanhada por milhões de pessoas via internet e TV, e a Expedição U-513 — Em Busca do Lobo Solitário, em que encontraram um submarino alemão, afundado durante a Segunda Guerra . O próximo desafio começa dia 21 de setembro, a Expedição Oriente, inspirada na polêmica teoria de que os chineses foram os primeiros navegantes a darem a volta ao mundo. De Itajaí, onde acompanha cada detalhe da construção da nova embarcação, Vilfredo, 65 anos, conversou com o Visor.

O que significa o mar para você?

Significa uma imensidão azul, significa silêncio, significa muito respeito às forças da natureza. Significa também a compreensão do que somos, da importância de sempre fazermos o melhor a cada dia. Mesmo quando não tivermos mais forças é preciso lutar por coisas boas, mesmo sem justificativa para os motivos, porque tudo é muito rápido. O mar significa simplesmente a minha vida.

O que é melhor, zarpar ou atracar?

Zarpar é de alguma forma o fim de uma ansiedade sem fim. É hora de olhar para a frente. Assim que saímos do porto, desligamos os motores e içamos as velas, tenho a certeza de que estamos no local em que mais somos felizes, no mar. Já atracar é uma alegria imensa, a certeza de um caminho percorrido com esforço e dedicação. Mas logo vem a vontade de voltar ao mar novamente.

comentários

Envie seu Comentário