Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Justiça determina retomada do convênio entre Unimed e laboratórios Santa Luzia e Sonitec

06 de maio de 2014 33

A 2ª Vara Cível da Comarca de Florianópolis acaba de determinar, em caráter liminar, o imediato restabelecimento do convênio entre a Unimed e os laboratórios Santa Luzia e Sonitec.

A ação foi movida pelos laboratórios, alegando serem prestadores de serviço há mais de 20 anos na área de exames laboratoriais de de imagens.

As empresas também defendem que foram informadas entre os dias 6 e 20 de março o “desinteresse da (Unimed) na continuação dos serviços prestados” pelos autores da ação.

Veja o documento que mostra a decisão judicial:

Leia mais:

>>>  Unimed Grande Florianópolis informa sobre o fim do convênio com de alguns laboratórios de exames

>>> Comunicado oficial do Grupo Santa Luzia

comentários

Comentários (33)

  • FUDÊNCIO diz: 6 de maio de 2014

    Dá-lhe Martini!

    Boa.
    Um PONTO POSITIVO para JUSTIÇA.

    A NÃO retomada dos Convênios é que era de PHODÊ!

  • Sérgio diz: 6 de maio de 2014

    A relação entre a Unimed e os laboratórios milionários é estritamente comercial/contratual. E como em qualquer negócio, quando uma parte não está satisfeita lhe é concedido o direito de rescindir o contrato. Nada estranho até aqui. Estranho mesmo é a decisão judicial (mesmo que em sede liminar) ser proferida pelo Juiz no mesmo dia em que a ação foi ajuizada. Aos poderosos a prestação jurisdicional é imediata. Aos demais cidadãos pobres coitados a lentidão do judiciário. Estranho não??????????

  • Walmor diz: 6 de maio de 2014

    Simplesmente não dá para entender como a UNIMED não preza pela qualidade dos serviços prestados aos seus usuários, pois se assim o fosse não teria cancelado o credenciamento do Laboratório Santa Luzia, que é o maior e melhor do Estado, e se situa entre os melhores do Brasil, com uma estrutura de atendimento espalhada por hospitais e clinicas de Florianópolis e de outas cidades, e com mais de vinte anos de excelentes serviços prestados a população. A UNIMED precisa através dos seus gestores, tomar medidas que atendam os interesses dos seus usuários. Que bom que a Justiça restabeleceu o credenciamento.

  • Eduardo diz: 6 de maio de 2014

    Não seja tolo com essa história de poderosos, Sérgio. Os maiores beneficiários dessa decisão são os usuários da Unimed, dentre os quais uma enorme massa trabalhadora. Não viaja na maionese meu caro.

  • July diz: 6 de maio de 2014

    Que belo papelão estão fazendo essas empresas.. brigam por dinheiro.. colocam em jogo
    a prestação de serviço de qualidade aos usuários. . E depois posam de bom moços.

    Pior de tudo é a justiça que força a relação de partes que não chegarão
    em consenso.. como ficamos.. no meio dessa guerra de interesses puramente
    financeiros.
    Lamentável!

  • Dayana diz: 6 de maio de 2014

    Porque a greve dos ônibus não é resolvida em menos de 6 horas?

    Ser rico em uma cidade do tamanho de Floripa tem muitas vantagens. Uma delas é ter juízes e advogados amigos para as horas difíceis.

    Obs. Os laboratórios que permanecem certamente não estão trabalhando para ter prejuízo no valor que negociaram. Matemática simples!

  • Raul Fidélis diz: 6 de maio de 2014

    “Sérgio”, não viaja! Leia apenas a primeira pagina da decisão liminar colada pelo Martini e vc já irá perceber um dos fundamentos do MM Juíz que explicita a falta de ampla comunicação do encerramento do contrato por parte da Unimed. Oras, se em 6 de março ela comunicou os laboratórios, por qual motivo ela apenas essa semana informou por meio de publicações na mídia essa decisão? Esse é apenas um dos fundamentos do Juiz para justificar sua SÁBIA decisão! Chega de só colocar na cola do povão seu hipócrita, vai defender a cooperativa milionária que usa dinheiro pra pagar seus diretores e patrocinar times de futebol??? Sai fora cara pálida, tu acha que fala bonito? Vai pra maracangalha ixtepô!!!!

  • Henrique diz: 6 de maio de 2014

    Boa noite, espero que a decisão da Justiça permaneça pois caso , para que as pessoas conveniadas não tenham problemas com atendimento pois no meu ponto de vista a Unimed não tem condições de atender a todos,basta ver nos pontos de atendimentos onde os pacientes demoram muito a serem atendidos ,depois de anos eles resolvem descredenciar um dos laboratórios onde possuem um dos melhores atendimentos , a fica o meu ponto de ? o porque disso agora.

  • Michelle diz: 6 de maio de 2014

    A rapidez com que a justiça consegue emitir um parecer sobre uma relação tão conturbada é de fato assustadora.

    Se alguém souber a razão….nos informe. Aliás RBS, onde exatamente mora a sua imparcialidade?
    Um tanto tendenciosa esta notícia!

    Viva o povo inocente que paga caro seu plano de saúde por incompetência do governo e por decisão de um juizado amador, que sustenta os ricos!!!! \o/

  • Luiz diz: 6 de maio de 2014

    Quer dizer que eu cliente vou continuar pagando o preço para bancar o Santa Luzia e a Sonitec. Já que não aceitaram o preço que a Unimed queria pagar.

    Prefiro pensar que a Unimed esta fazendo algo para baixar os preços do meu plano! Qualidade não se perde nos dias atuais se adquire e se compra com bons investimentos.

    Apoio total para Unimed.

  • Rodrigo diz: 6 de maio de 2014

    Uma vitória para os consumidores e justiça feita.

  • Luisa Silva diz: 6 de maio de 2014

    Meu Deus!!!….tanto barulho só porque mexeu com gente grande, né?
    Quantos médicos, fisioterapeutas, clínicas deixaram de ter convênio com a Unimed e nunca se fez este estardalhaço todo gente!!
    Isso envolve muuuuito dinheiro e é só por isso que uma liminar foi deferida tão rapidamente.

    Ou será que ninguém relaciona os altos custos destes mega investimentos com os altos custos dos planos de saúde!!

  • edio fernandes diz: 6 de maio de 2014

    Tinha certeza que isso iria acontecer, pois sou um conveniado da Unimed somente porque pode-se fazer exames no Laboratório Santa Luzia, caso contrário me deligarei da Unimed.

  • Marcia Cunha Varaschin diz: 6 de maio de 2014

    Ainda bem que esta decisão saiu rápido. Pois ao tomar esta atitude a Unimed quer, em última instância, nos tornar reféns de seus laboratórios e, ao julgar pelos serviços prestados em suas unidades (Pronto Atendimento UNIMED) podemos concluir que devem seu da pior qualidade possível, pois o que já vi e ouvi de diversas fontes são casos absurdos de profissionais totalmente incompetentes, cobranças abusivas, etc.) O SUS dá um banho. Até os médicos cubanos são melhores do que os profissionais que atendem nas unidades da Unimed.

  • Adelaide Souza diz: 6 de maio de 2014

    Seria o cúmulo do absurdo ficarmos a mercê dos laboratórios da UNIMED, quem garantiria a confiabilidade nos mesmos? Acertada decisão.

  • Luiz diz: 6 de maio de 2014

    Não Sergio, nada de estranho, tem juiz determinando modificação de guarda sem ver a criança, sem conhecer os pais, sem conhecer a historia, os processos que ja rolam sobre o caso, dívidas de pensão alimentícia, sem ver BO’s por agressão. Você acha realmente estranho em um caso desse ele impedir que seja quebrado o contrato? e as pessoas que contam com o convenio? deixarão de ter o atendimento de 20 anos de empresas sólidas em troca de um “pseudo” hospital que a Unimed construiu e quando você procura atendimento não tem um responsável (como foi meu caso que não tinha ortopedista na ocasião)

  • Marcos diz: 6 de maio de 2014

    Infelizmente os poderosos aqui neste país conseguem em minutos o que a população não conseguem em anos. Estou com um processo tramitando a mais de dez anos no forum de Florianópolis e até agora nada. Fico imagindo qual o valor do cheque que este juiz deve ter recebido deste laboratório Santa Luzia. Isso deveria ser investigado e estes corruptores ativos e este juiz presos.

  • Luiz diz: 6 de maio de 2014

    Concordo com o Sergio. Além do mais, hoje é juiz distribuindo liminar a revelia.
    Para quem bem entender: Os juízes de hoje , são os inquisitores de ontem, interpretam as leis da maneira que mais lhes convem.
    Independência de poderes numa democracia. Será mesmo a melhor forma ?

  • João Silva da Cunha diz: 6 de maio de 2014

    Acho que esse Sergio é pau mandado da Unimed pra dizer isso. Tanta coragem pra dizer asneiras e nem coloca o nome inteiro. Milhares de usuários sem atendimento e o cara tá preocupado com dinheiro. Deve ser da Unimed.

  • Cesar diz: 7 de maio de 2014

    Caro Sérgio, você provavelmente é médico para estar defendendo a Unimed, que na maior parte do Brasil explora os laboratórios que você chama de “milionários”, aplicando reajuste negativo desde 1994, ou seja, diminuindo os honorários ao invés de aumentá-los, a ponto de ter valores inferiores ao SUS em várias cidades. Ninguém é mais “milionário” que a própria Unimed, que possui laboratórios próprios e cujos prescritores de exames são os próprios donos. Não se trata apenas de relação comercial/contratual e sim de defesa econômica e equilíbrio de forças. A Unimed nunca toma decisões pensando no seu usuário, apenas no próprio bolso, o que certamente é o caso de Florianópolis. Informe-se um pouco sobre “antecipação de tutela” (liminar) para entender pq o Juiz pode tomar uma decisão no mesmo dia, direito este que, quando aplicável, pode ser usado por qualquer “cidadão pobre coitado”.

  • Observer diz: 7 de maio de 2014

    Arbitrária e desrespeitosa o descredenciamento feito pela Unimed.

    Primeiro, avisaram com 2 dias de antecedência do tal descredenciamento;

    Segundo, a Unimed não vai conseguir atender com qualidade todos os clientes que iriam usar os serviços da Sonitec e do Sta Luzia, pois a demanda iria quase toda pro laboratório e clinica deles. O atendimento e serviço, que não é lá essas coisas, já são lotados, jé é complicado marcar algo, imagina todos tendo que marcar lá… ainda restou a Imagem – mas até quando????? Ficamos refém praticamente apenas dos serviços que apenas a Unimed irá fornecer.

    Se continuar assim, o tempo de espera para um exame e procedimentos levará tempo e será necessário marcar – como non SUS. E esperar data disponível. Desse jeito, meu plano da vida toda, vou mudar pra concorrente.

  • Dalton Heros Malucelli Jr diz: 7 de maio de 2014

    Como Usuário Unimed mais de 30 anos tenho observações quanto ao funcionamento..os reajustes tem sido na ordem de 10 a 12 % anualmente ..explicações ??? Custo de procedimentos e uso exagerado dos conveniados…estranho não surgirem medidas que venha a sanar estes problemas. Um sistema de triagem ,Ginecologista pedindo exame de próstata,cliente marca consultas com três especialistas para resolver o mesmo problema..todos gastos que levam ao comprometimento do sistema..uma hora vai estourar ..e parece que é o que está acontecendo…Todo mundo reclama da Unimed ..mas estão com os bolsos cheios ,médicos ,laboratórios clinicas ..porque faturam no volume….só eu que levo ferro com 12% todo ano .Explicações ???

  • Joel diz: 7 de maio de 2014

    Sérgio, a relação da Unimed X laboratórios não é “estritamente comercial/contratual” como ponderas no teu comentário. O Direito Constitucional Brasileiro e seus diversos princípios, alguns expressamente previstos no CDC, não autorizam esse absurdo. Pelo seu pensamento: Milhares de idosos, pessoas adoentadas que se danem! Uma pessoa que assinou o plano há uma semana por achar, por exemplo, que poderia fazer os exames no laboratório próximo a sua casa, que se dane? Toda hora aparece propagandas e mais propagandas da Unimed nos meios de comunicação e não puderam nem ao menos informar? Belo pensamento.

  • Willian diz: 7 de maio de 2014

    Concordo plenamente com você Sérgio, muito estranha essa liminar tão rápida. A Unimed realmente mandou uma carta informando o desinteresse em continuar com tais prestadores, porém continuou negociando até o prazo final dos 60 dias, e na sexta feira a tarde recebeu uma carta dos prestadores informando o desinteresse em continuar na cooperativa. E agora querem voltar??? Não entendi… E tem muito hipócrita reclamando, se fossem donos de empresa fariam a mesma coisa, tentariam aliar qualidade com preço, e infelizmente isto não ocorre com estes prestadores.

  • Bruno de Moraes diz: 7 de maio de 2014

    Interessante.
    Quando essas prestadoras de serviço suspendem o atendimento aos clientes das operadoras nenhum Juiz manda que elas retornem. Porque só a Unimed? E os clientes das demais Operadoras quando isso ocorre devem migrar para o SUS por falta de interesse por parte dos prestadores de serviço? Isso só acontece por interesse de poucos. O Juiz deveria obrigar na mesma sentença o Santa Luzia e a Sonitec a atender TODAS AS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE.
    Isso sim seria JUSTIÇA.

  • Bruna diz: 7 de maio de 2014

    É bem verdade que o fato de o Santa Luzia ser um laborátorio renomado, administrado por pessoas com grande influencia aqui em Florianópolis, como Zunino, agilizou essa decisão. Só que o beneficio não se restringe apenas a esses empresários, ele abrange uma boa parte da população, e ao contrário do que muito afirmam, a Unimed não está restrita apenas ao ricos e classe média … pessoas economizam para ter um plano de saúde, pessoas ganham das empresas que trabalham.. então acredito eu, que esse discurso “revolucionário” não vem a esse caso. Penso que se observamos atentamente os NAS da Unimed estão fazendo exames laboratoriais e imagem, estão construindo um grande hospital da UNIMED em São José, o que a UNIMED quer? Centralizar esses tipos de serviços em seus estabelecimentos, “obrigando” a população a usar apenas aquele serviço, não dando o direito de escolha. Isso sim, acho mais prejudicial do que um decisão judicial que beneficia não apenas os empresários mas também a população.

  • ro diz: 7 de maio de 2014

    Gozado no site da unimed continua dizendo que os laboratorios e clinicas não estão atendendo….nao tinham que retirar isso já que a justiça determinou?

  • Biligancho diz: 7 de maio de 2014

    Sabem de nada seus inocentes.
    A Sonitec é uma vergonha, eu consegui um eco-dopler pelo sus mais rápido que particular ou pelo plano da Unimed.
    E ainda esses hipócritas vêm falar que fizeram certo em voltar com o credenciamento? Parem de balela.
    Estou com alguns problemas de saúde, o tratamento pelo SUS está sendo mais rápido e estou sendo melhor atendido do que quando precisei da Unimed, até os exames estão sendo mais rápidos.
    Antes de vocês falarem mal do SUS, aqui em Florianópolis, quando precisei ele estava lá, pronto para me atender. Quando precisei da Sonitec através da Unimed, ela estava lá, com uma fila de 3 semanas para fazer um exame. (Obs.: o exame era para ser feito com urgência).
    Como já falaram ali em cima, todo ano um reajuste de 10% a 12% e vocês não falam nada, acham a coisa mais linda do mundo, porque existe um laboratório do lado da tua casa? Para né.
    Outros falando que a Unimed não é só para ricos e classe média, pois ganham planos de saúde nas empresas. Sim, muitas empresas dão plano de saúde, mas vêm descontado todo mês do seu salário, além disso, geralmente existe uma coparticipação para qualquer coisa que você faça. Ou seja, você paga por um plano de saúde, todo mês, e paga para ser atendido também? Quem não é da classe média está ganhando muito bem para ter poder aquisitivo para pagar um plano de saúde desses.
    Agora voltando às clínicas, principalmente a Sonitec, ter um exame realizado pelo SUS mais rápido que pelo plano de saúde (tentei falar que pagaria particular também e não mudaram a data) é uma vergonha. E o pior são esses hipócritas falando que devem recredenciar esses laboratórios, mas depois reclamam que a fila para um exame é de 3 a 5 semanas.
    Vão carpi um lote que vocês ganham mais.

  • Honorio diz: 7 de maio de 2014

    É cômica a tentativa de desmerecer os laboratórios em comentarios de blog. Ou é má intençao, ou total falta de inteligência e imformaçao. Se as empresas nao tem os valores dos exames reajustados desde 1994 (lembra do ano do tetra???) e as mensalidades tem reajuste periódico previsto em lei, e o valor da consulta paga aos médicos nao acompanha nem de longe este reajuste, a unimed está direcionando o excedente de $$$ pra onde?
    Os planos tem cada vez menos cobertura, a dificuldade pra autorizar exames e cirurgias é cada vez maior, que torna a vida dos médicos e pacientes cada vez mais complicada. Pq será que os médicos que já tem algum tempo de profissão caem fora da unimed? Será que é por serem “dinheiristas” ou pq fica cada vez mais difícil exercer a profissão com um auditor de plano de saúde decidindo tudo pelo médico?
    Vai chegar um dia que a Unimed não vai prover nada além do que o sus oferece, e com qualidade inferior. É bom os usuários lembrarem que os exames tem um custo. Quanto menos a unimed paga, menor o investimento dos prestadores em qualidade. Vai chegar um dia que será melhor esperar na fila do posto de saúde com a carteirinha da unimed no bolso e não utiliza-la.

  • André Tavares diz: 7 de maio de 2014

    É interessante perceber que só apareceram manifestações contra o Santa Luzia e a Sonitec após a divulgação da decisão judicial!
    É triste ter que admitir que é muito provável que a maioria dessas manifestações venham de funcionários da própria Unimed, pagos para infestarem a internet com asneiras!
    É notória, a incompetência da atual Diretoria da Unimed e do seu atual presidente, Dr. Genoir, que tem se esquivado das principais entrevistas aos jornais da cidade. É um covarde que quer se aproveitar do momento em que o Dr. Zunino encontra-se com a sua saúde debilitada!
    Fora Genoir!!!!!!!!!!!!

  • Luisa Silva diz: 7 de maio de 2014

    Sr. Honório, o senhor é sócio destes estabelecimentos?
    Se é tão ruim trabalhar para um plano de saúde, porque querem manter o credenciamento?
    Complicado entender a Briga de Titãs, como já foi falado aqui. Opinião dividida, ameaças e um circo armado em todas as esferas.

    Reclamam, dizem horrores, mas por força de liminar querem continuar usufruindo destes clientes. Cadê a coerência?

  • fernanda diz: 7 de maio de 2014

    Olha realmente foi uma decisão otima desde juiz.A unimed quer que nao tenhamos o direito de escolha pagamos e muito e queremos um atendimento de qualidade como é o do laboratorio santa luzia, sempre que vou com minha familia no laboratorio sou muito bem atendida um pessoal de ponta como ficariamos sem esse atendimento de exelencia parabens para o santa

  • Giovanni diz: 8 de maio de 2014

    Concordo com Sergio e com os que criticam o sistema e os motivos da briga entre os grandes. É muito fácil para o Estado se intrometer no privado (saúde, educação), ainda mais se alguns do Estado ganham por fora, mas cuidar da saúde pública é complicado.
    Decisão ótima de juiz? Por que esse juiz não condena o governo a fazer o que está na Constituição?

Envie seu Comentário