Ao registrar a ocupação da comunidade Chico Mendes, em Florianópolis, pela Polícia Militar, o fotógrafo Charles Guerra flagrou esse inesperado espectador.
O prefeito Cesar Souza Junior e o secretário de Habitação de Florianópolis, Rafael Hahne, lançam nesta sexta-feira (25), às 11h15min, o início das obras do programa Minha Casa Minha Vida destinado à realocação das famílias que vivem na comunidade da Ponta do Leal, no Bairro Estreito. A construção de quatro blocos de apartamentos está orçada em R$ 5,6 milhões e com previsão de conclusão em dois anos.
A Ponta do Leal está localizada em uma faixa da praia que é ocupada desde a década de 1980 por famílias que vivem de forma precária, em palafitas sobre o mar. Além da condição inadequada de habitação e higiene, a ocupação também contribui para a poluição ambiental. A área, que é pública e de preservação permanente, será totalmente recuperada após a saída das famílias.
Os moradores serão realocados para um terreno ao lado, com área de 4.135,67m², cuja posse é atualmente parte da União e parte do Município e que foi doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para que fosse viabilizada a construção do novo empreendimento.
Quem for se matricular nas atividades físicas oferecidas pela UFSC à comunidade, no campus de Florianópolis, é avisado logo no primeiro ponto do edital: “no que se refere às atividades aquáticas, a água da piscina poderá não estar aquecida, tendo em vista que os atuais aquecedores estão com problemas de funcionamento, com possibilidade de troca prevista para o final deste ano, apesar de solicitados desde o fechamento da piscina para as reformas dos revestimentos, no semestre 2012.2”.
Somente no primeiro dia de implantação do sistema de reconhecimento facial para evitar o mau uso das gratuidades do transporte coletivo de Florianópolis, 212 pessoas tiveram seus cartões bloqueados.
Desde a última segunda-feira (21), câmeras instaladas nas catracas dos terminais de integração fotografam os usuários para evitar que os cartões sejam usados por quem não é o beneficiário.
A Associação dos Notários e Registradores de SC (Anoreg/SC) vai reunir 200 representantes de cartórios em Itapema no sábado para o encontro estadual da entidade. Entre assuntos em destaque está como os cartórios devem proceder em caso de multiparentalidade – quando crianças têm, legalmente, mais de um pai ou mãe.
Circula em Florianópolis um ônibus de teste equipado com ar-condicionado e espaço para levar bicicletas. Numa das janelas, um código para ser lido com o smartphone leva para a página da empresa Canasvieiras do Facebook, onde é possível comentar a experiência – o mesmo reproduzido na foto. A linha é a Canasvieiras-Trindade.
A Udesc contratou uma empresa para finalização das obras do esperado restaurante para o campus do Itacorubi, em Florianópolis. Mesmo assim, ainda demora para que os alunos possam almoçar no local. Falta a compra de equipamentos e outras burocracias. A expectativa é de que inauguração, antes prevista para a metade deste ano, fique para o começo de 2015.
Existem desafios a mais para a polêmica e arrastada reforma da ponte Hercílio Luz: a desapropriação de algumas áreas e a retirada de imóveis e famílias irregularmente instaladas sob a área do vão central e das cabeceiras. Além de impedir obras nos acessos, a situação também causa perigo de acidentes para quem está, literalmente, embaixo da ponte.
Providências
A construtora Espaço Aberto, ainda responsável pelas obras, pediu providências ao Estado e à prefeitura para proceder a retirada dos casebres – alguns erguidos antes do início da reforma, em 2008, outros no decorrer dos trabalhos.
Mais essa
Outro pepino precisa ser resolvido no acesso continental à ponte. A pista da Beira-Mar Continental foi construída por cima de estacadas que reforçavam as fundações da ponte. A área teve que ser reprojetada, somando outro atraso à coleção.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546