
Os irmãos Felippe a partir da esquerda: Elzo (85 anos), Aldo (91 anos) e Germano (96 anos).
O documentário “Descendentes – os filhos da imigração” será lançado nesta quinta-feira, 31 de julho, às 14h, na localidade de Azambuja, município de Pedras Grandes. Com 21 minutos de duração, o vídeo produzido pela Epagri conta a história da colonização italiana no Sul de Santa Catarina. Azambuja foi a primeira colônia de imigrantes, instalada no dia 28 de abril de 1877.
O documentário faz uma viagem no tempo e, por meio das lembranças e narrativas dos filhos e netos dos colonizadores, constrói o cenário daquela época e retrata a vida dos colonizadores que desbravaram a região. Como foi a chegada ao Brasil, dificuldades enfrentadas na terra nova, formação do povoado, os costumes, a lida na roça, os engenhos de produção, as festas e a vida em família são alguns dos pontos abordados.
Para a produção do documentário, a equipe de TV , em conjunto com a equipe municipal da Epagri, ouviu o relato de vários descendentes, a maioria com mais de 90 anos de idade.