Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Agrônomo formado pela Udesc está em lista das mentes científicas mais influentes do mundo

01 de agosto de 2014 2

Formado em Agronomia pelo Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em 1997 Adriano Nunes Nesi é um dos quatro brasileiros citados no ranking da agência de notícias Thomson Reuters, que destaca os cientistas que mais influenciaram o mundo nos últimos 11 anos.

A lista foi publicada em julho com o título “As Mentes Científicas Mais Influentes do Mundo”. Para fazer a classificação, a agência usou como critério o número de citações entre 2002 e 2013. Foram classificados os cientistas cujos trabalhos publicados são reconhecidos como importantes para o avanço da ciência.

Nesi é destaque no ramo da Fisiologia Vegetal e nas suas pesquisas, junto com a equipe, investiga como a fotossíntese e a respiração são reguladas e estão relacionadas com o crescimento e com a produtividade das plantas, sobretudo em situações de estresse. Para o pesquisador, o reconhecimento faz parte de um trabalho sério e é motivo de orgulho: “Não posso esconder minha alegria e admiração ao receber o reconhecimento”, afirma.

Atualmente, ele é professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. Cursou parte do doutorado e o pós-doutorado no Instituto de Fisiologia Molecular de Plantas da Universidade de Potsdam, na Alemanha, onde estabeleceu contato com pesquisadores de todo o mundo e publicou artigos em revistas de forte impacto, como

As pesquisas em fisiologia vegetal tiveram continuidade por meio da estudante de doutorado da UFV, Fernanda Farnese, ex-orientada de Nesi. Ela esteve no instituto alemão, recentemente, sob orientação do pesquisador inglês Alisdair Fernie, considerado um dos mais importantes do mundo na área de metabolismo primário.

 

comentários

Comentários (2)

  • Ricardo diz: 3 de agosto de 2014

    Considerando o Decreto-Lei n.º 9.585/1946 e o fato de aproximadamente 30% da grade curricular ser composta por disciplinas de engenharia, o correto nome da profissão é ENGENHEIRO AGRÔNOMO.
    Exceto isso, parabéns pela matéria!

  • Vinicius Brown diz: 4 de agosto de 2014

    Excelente matéria e concordo com o Ricardo somos Engenheiros Agrônomos !!!

Envie seu Comentário