Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Justiça determina imediata retomada da avaliação das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles

12 de agosto de 2014 7
Foto Charles Guerra

Foto Charles Guerra

O juiz Luiz Antônio Fornerolli, da 1ª Vara da Fazenda Pública, acaba de conceder liminar à ação movida pelo Ministério Público Estadual determinando a imediata retomada dos serviços técnicos especializados para inspeções detalhadas das fundações imersas e das estruturas das Pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos”.

O juiz, na foto durante recente vistoria às pontes, concedeu prazo de 120 dias para que o Deinfra apresente em juízo a íntegra do estudo e fixou uma série de medidas a serem tomadas nos próximos 30 dias para garantir as mínimas condições. Confira abaixo:

A. Fixar o prazo de 30 dias, para a limpeza e obras de engenharias necessárias à desobstrução das juntas de dilatação e a verificação dos dispositivos de drenagem;

B. Fixar o prazo de 30 dias, para que sejam retiradas todas as placas de piso das passarelas que se encontram em situação de risco de potencial desprendimento;

C. Fixar o prazo de 30 dias, para que sejam retirados todos os segmentos de guarda-corpos da passarela da Ponte Colombo Salles que se encontram em situação de pobreza de manutenção, apresentando-se instáveis e/ou soltos ou mesmo precariamente unido à passarela por frágeis sustentações, estando por isso comprometendo à segurança sob a ponte e daqueles que utilizam as passarelas para pescar e de moradia circunstância essa presenciada por este magistrado;

D. Fixar o prazo de 30 dias, para estabilizar as placas pré-moldadas soltas no piso da passarela sul da ponte Pedro Ivo detalhe, única passarela hábil à utilização por pedestres e ciclistas;

E. Fixar o prazo de 60 dias, para a limpeza, higienização e conservação, como ainda a pintura adequada, sinalização suficiente, iluminação necessária para a passarela sul da ponte Pedro Ivo;

F. Fixar o prazo de 48 horas, para determinar em prol da incolumidade pública a interdição da passarela norte da ponte Colombo Salles, como ainda sua evacuação imediata;

G. Determinar, em favor da salvaguarda do tráfego aquaviário, que os réus mantenham tratativas com a Capitânia de Portos de Santa Catarina, para que se estabeleça, em virtude desta decisão, sinalização marítima que permita tráfego marinho seguro sob as pontes, afastando-se assim o perigo de eventuais desprendimento de blocos de concreto venham porventura atingir embarcações, seus tripulantes e/ou passageiros.

A fim de dar cumprimento às medidas aqui estipuladas, arbitro multa diária no valor de R$ 10 mil, a ser imposta aos demandados, solidariamente, para o caso de ver descumpridas algumas das ordens acima expostas.

 

comentários

Comentários (7)

  • Marcelo diz: 12 de agosto de 2014

    Bom seria se tudo fosse assim… tão rápido, tão eficiente.

    Ainda bem que a justiça interviu na manutenção das pontes, se fôssemos esperar pelos nossos fracos e corruptos políticos em um futuro não muito distante essas pontes seriam interditadas e teríamos que fazer travessias em balsas….

    Parabéns ao Magistrado!

  • joão francisco duarte diz: 12 de agosto de 2014

    Acho que é imprescindível e urgente a permanência de no mínimo dois seguranças fazendo ronda para que os usuários não sofram assaltos.

  • Pedrestre e eleitor diz: 12 de agosto de 2014

    Pode-seaproveitar a oportunidade para estender a passagem de pedestres ate ao terminal Rita Maria, reduzindo o risco de atropelamento na regiao. Passo pela cabeceira da ponte diariamente e vejo muitos pedestres se arriscando para cruzar a beira-mar.

  • marco véio diz: 12 de agosto de 2014

    É o Judiciário e o Ministério, com uma penada, resolvendo todos os problemas… Glória a Deus uma País como nosso ter órgãos tão prodigiosos…..

  • Rudolph diz: 12 de agosto de 2014

    Época de eleição, começam a resolver os problemas…

  • Maria Arias diz: 13 de agosto de 2014

    Acredito que vão dar mais uma maquiada nas pontes em questão, pelas próximas eleições, os empresários envolvidos são resquícios do anterior governador que apóia o atual. Galinha dos ovos de ouro não se mata se cuida.

  • Diego diz: 2 de setembro de 2014

    Passarela já sobre a beira-mar norte junto ao elevado Rita Maria!! Por que a prefeitura não responde a minha solicitação feita pelo site da prefeitura? Nem sequer dão um parecer. E não aceitam receber sugestões pessoalmente. Reflexos da modernidade no tratamento interpessoal? Trata-se de uma passarela simples, não precisando cobrir as 6 pistas, e sim apenas as 3 pistas que vem do norte em direção ao sul! Fácil, rápido e barato.

Envie seu Comentário