Repercutiu no meio jurídico a manifestação pública da OAB/SC em favor de um advogado que havia sido humilhado por um ex-comandante da Marinha, em Florianópolis.
O presidente da Seccional, Tullo Cavallazzi Filho, acompanhado de vários advogados, foi com carro de som protestar em frente à Escola de Aprendizes Marinheiros, no bairro Estreito, na última sexta-feira.
Ato contínuo, nesta segunda-feira o presidente da OAB-SC almoçou com o atual comandante e pode conhecer todo o trabalho desenvolvido na base militar. Acabaram selando um acordo de boa convivência entre advogados e marinheiros.
O motivo do impasse ocorreu em 2012, quando um advogado teria sido impedido de visitar um militar detido por questões disciplinares, além de ter sido ofendido.
O então comandante da época alegou, conforme relato da OAB, a existência de uma normativa interna que assegurava à Marinha tais procedimentos.
O desagravo público em defesa da prerrogativa do cidadão e do exercício da profissão também caiu nas graças dos advogados nas redes sociais.