Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Tucanos surpreendem moradores de Lages, na Serra Catarinense

01 de setembro de 2014 5
Foto: José Afonso Marin, Divulgação

Foto: José Afonso Marin, Divulgação

Pablo Gomes

Moradores e proprietários de chácaras na localidade de Salto Caveiras, a 20km do centro de Lages, na Serra Catarinense, passaram a conviver nos últimos dias com alguns visitantes inusitados.

De repente, vários tucanos começaram a aparecer nos jardins das residências para comer frutas como a aroeira mansa, conhecida na região como pimenta rosa. As aparições iniciaram neste inverno e têm sido mais frequentes a cada dia. O servidor público José Afonso Marin, por exemplo, tem sítio no Salto Caveiras há aproximadamente 15 anos e é a primeira vez que se depara com os visitantes.

A bióloga Michelle Pelozato, da secretaria do Meio Ambiente de Lages, confirma que não é comum estes animais ficarem em lugares com presença humana, pois costumam viver nas matas. Ela acredita que os tucanos chegaram a Lages justamente em busca de frutas, seu principal alimento, já que durante a reprodução elas comem outras aves e insetos. Michelle diz que, neste momento, há muitos tucanos comendo pêssegos e caquis no Rio Grande do Sul.

A bióloga não sabe dizer se os animais continuarão em Lages por muito tempo, mas orienta as pessoas a não assustá-los, afinal, se procuraram a cidade é porque sentiram essa necessidade. Ela também sugere que os moradores dos locais visitados pelos tucanos procurem orientação da Polícia Militar Ambiental (telefone 49-3222.3274) para evitar que as aves se tornem presas ou predadoras de animais domésticos.

Já o comandante da Polícia Ambiental em Lages, capitão Frederick Rambusch, alerta para a questão legal que envolve os tucanos. Ele lembra que matar ou prender estas aves em gaiolas é crime ambiental com pena de até dois anos de detenção e multa de R$ 5 mil por animal.

comentários

Comentários (5)

  • Braz diz: 1 de setembro de 2014

    E claro que os TUCANOS estão chegando,chegou a hora pois hora dos TUCANOS.

  • Alécio diz: 1 de setembro de 2014

    Esses tucanos estão se escondendo de medo que a Marina os coloquem em extinção.

  • Martin diz: 2 de setembro de 2014

    Tá! Onde estão as matas?

  • Arioldo diz: 2 de setembro de 2014

    Se assassinar uma pessoa a sangue frio, estuprar ou roubar à olhos vistos, também terá detenção de até dois anos ou multa de 5 mil ???? ou será solto em poucas horas ???????

  • Mônica diz: 2 de setembro de 2014

    Que maravilha! Tucanos-de-bico-verde são animais encantadores! Que os Lageanos saibam aproveitar este momento para observá-los, e que quando forem embora nenhum fique em alguma gaiola!

Envie seu Comentário