Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Posts de setembro 2014

"Nós vamos vencer esta guerra", garante governador de SC em exercício

30 de setembro de 2014 17
Foto: Betina Humeres / Agência RBS

Foto: Betina Humeres, BD,  28/09/2014

Entrevista Nelson Schaefer Martins, governador de SC em exercício

Qual a avaliação do senhor sobre esta nova onda de atentados?
Quero primeiro tranquilizar a sociedade. Nossas forças policiais estão trabalhando ativamente neste momento junto com as unidades de inteligência e tenho certeza de que vamos virar este jogo em breve.

Já conseguiram identificar as causas?
Podemos afirmar que não foi motivado por maus tratos ou más condições de dentro dos presídios como fez supor esta carta divulgada hoje. Esta carta foi entregue por um advogado a serviço do PGC à Justiça. Estamos em contato permanente com o Deap e posso garantir que estas informações não procedem. Aliás, este material deveria ter sido encaminhado para a corregedoria do TJ.

Mas o que foi então?
A polícia está apertando o cerco ao tráfico de drogas. Só de maconha apreenderam mais de três toneladas recentemente. Também há informações de que o PCC (facção de São Paulo) estaria tentando dominar o mercado catarinense, comandado pelo PGC. Estamos combatendo ao fim e ao cabo uma guerra comercial entre duas facções criminosas.

E quais medidas já foram adotadas?
Muitas ações não podemos revelar, mas estamos em contato com o Ministério da Justiça e já acertamos que, assim que forem identificados os líderes, eles serão transferidos para presídios federais. Também já fizemos um pente-fino em várias unidades prisionais. Apreendemos vários celulares. Os cartões agora estão sendo decodificados e teremos mais informações.

O que o senhor diria para os catarinenses neste momento de medo e insegurança?
Fiquem tranquilos e confiem no trabalho das forças de segurança. Nós vamos vencer esta guerra, não tenho dúvidas.

Lixo na rua

30 de setembro de 2014 0

Hoje não haverá coleta de lixo em Florianópolis porque os trabalhadores da Comcap vão cruzar os braços. E olha que a data-base da categoria é em novembro.

Salve geral

30 de setembro de 2014 1

Na área policial, a cúpula já admite que a ordem para os ataques partiu de uma facção criminosa de dentro do sistema prisional. Já no campo político, qual e se haverá alguma repercussão na semana das eleições, nenhum analista arrisca palpitar qualquer prognóstico.

Vídeo mostra ação da PM na caça aos criminosos no mangue do Itacorubi

30 de setembro de 2014 0

Boca fechada

30 de setembro de 2014 1

Não é coincidência. Nas últimas três semanas a Polícia Militar tem sufocado o tráfico no Morro do Horácio, em Florianópolis. Nenhuma peteca de cocaína tem sido vendida no local. Curiosamente, os dois autores dos disparos contra a PM são da mesma região.

Nova onda de atentados chega a 23 ataques e uma morte em seis dias

30 de setembro de 2014 0
Foto Guto Kuerten

Foto Guto Kuerten

O mais recente relatório da Polícia Militar, divulgado nesta terça-feira à tarde, confirma que já são 23 ataques desde o último dia 26 com pelo menos uma vítima fatal, um agente prisional aposentado, em Criciúma.

A maior parte dos disparos contra bases da PM e incêndio em ônibus tem se concentrado na Grande Florianópolis, mas também existem registros no Vale, no Sul e no Oeste.

Um das mulheres atropeladas durante a fuga no Itacorubi, na segunda-feira, segue internada em estado grave no Hospital Celso Ramos. Ela sofreu politraumatismo craniano. A outra vítima foi operada e passa bem.

Desde a primeira onda de ataques em 2012, esta já é considerada a mais violenta pela velocidade com que os criminosos têm agido em quase todas as regiões.

Vale lembrar que os autores do assassinato da agente prisional Deise Alves, em 2012, ainda não foram nem sequer a julgamento.

Liderança pelo exemplo

30 de setembro de 2014 16
Foto: Marco Favero / Agência RBS

Foto: Marco Favero / Agência RBS

O tenente-coronel Araújo Gomes, comandante do 4º BPM, chegou ao mangue do Itacorubi minutos depois que os marginais tentavam se esconder no local e participou ativamente das buscas até a prisão de um dos fugitivos. Só saiu de lá com o criminoso algemado e acompanhado pelos PMs, coberto de lama (foto). Após a ocorrência, Gomes até foi dispensado de uma reunião na sala de situação para analisar a onda de ataques e orientado a ir para casa tomar um banho. É que o cheiro é muito parecido com o de… enfim, vocês sabem!

Aliás
Vale registrar que, mesmo com a residência de um PM alvejada na semana passada, nenhum policial pediu dispensa nos últimos dias para salvaguardar a família. Está todo mundo de prontidão.

TAM deve operar no Sul do Estado com linha direta para São Paulo

29 de setembro de 2014 0

jaqguaruna

 

O governo do Estado assina nesta segunda-feira um protocolo de intenções com a TAM Linhas Aéreas para operar no Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, no Sul do Estado.

A princípio, a empresa deve oferecer voo diários de ida e volta para São Paulo.

Minuto do Martini: resposta imediata da polícia

29 de setembro de 2014 0

Salve geral resulta em perseguição e tiroteiro no Itacorubi

29 de setembro de 2014 18

persegue

A PM realiza neste momento uma megaoperação para localizar e prender os homens que teriam atacado uma base da Polícia e na fuga atropelaram pelo menos duas mulheres num ponto de ônibus próximo ao Cepon, fugindo em seguida para o mangue do Itacorubi.

Pelo menos um dos criminosos já foi capturado no mangue.

Nas ruas próximas, as pessoas tentaram desviar os carros com medo dos tiros.

Cenas típicas do Rio de Janeiro

E os policiais que atendem a ocorrência já admitem abertamente a existência de um Salve Geral ordenado por facção criminosa de dentro do complexo prisional.

A principal diferença, até agora, tem sido a rápida reposta das forças policiais. Bem diferente de 2012 e 2013, quando o Estado demorou a admitir  o problema

 

As fotos são de Teco Rodrigues.

persegue2