
Foto: Guto Kuerten/Agência RBS
“Olá Rafael tudo bem?
Me chamo Karla, tenho 29 anos e sou natural de São Paulo/SP mas moro em Floripa há 18 anos. Moro em Canasvieiras e trabalho no Centro. Sou mais uma cidadã que sofre com o trânsito da cidade, porém eu sou uma das ‘revoltadas’ kkkk porque não me conformo com o serviço prestado pela Prefeitura! Tenho carro próprio, mas ultimamente venho utilizando o transporte público, por uma série de motivos: falta de espaço para estacionamento, stress, economia… Enfim! Estou acompanhando a série de reportagens no DC que relata alguns dos problemas do atual sistema do atual Consórcio vigente na cidade, e conforme orientação do secretário de Mobilidade Urbana em uma das reportagens, entrei em contato com o Consórcio Fênix para reclamar da falta de ônibus Executivos para o Norte da Ilha no horário de pico. Eles me responderam duas vezes, e me choquei o despreparo dos responsáveis pelas respostas dos questionamentos dos usuários.
Estou encaminhando em anexo. Leiam e tirem suas conclusões…”
A reclamação:
“Bom dia!
Desde a implantação do novo sistema, estamos sofrendo ainda mais com a escassez dos horários de ônibus, e o total descaso com relação à isso. O horário de rush da cidade, a hora em que as pessoas saem do trabalho, deveria ser EM TEORIA os horários com a maior disponibilidade de ônibus de todo o dia. Porém… na teoria, a prática é outra.
Quem tenta ir pra casa com um pouco mais de conforto (e pagando um preço alto por isso) e busca o tranasporte Executivo, vive refém dos horários, e pasmem, o Executivo Praia Brava (linha 1122), mesmo em horário de pico (a partir das 17h00) tem um intervalo de horários de mais de 1 hora! O bairro de Canasvieiras tem uma população estimada em 10 mil habitantes. Proporcionalmente, a demanda de transporte é muito maior do que a oferta… e é impossível que até o momento ninguém tenha percebido isso!! IMPOSSÍVEL! Quem não consegue embarcar no ônibus das 18h20, tem que aguardar mais 1 HORA até o próximo coletivo!! E são MUITOS passageiros, que ficam por 30 minutos aguardando o ônibus chegar, e simplesmente não podem embarcar! É deprimente sentir na pele a frustração de querer chegar em casa, porém para isso, ser ‘refém’ das empresas de transporte coletivo de Florianópolis.
Pelo amor de Deus, sejam racionais e aceitem que a cidade de Florianópolis cresceu! Quer queira quer não, a cidade não é mais a mesma de 10 anos atrás. A população só aumenta, a oferta de trabalho cresce, o PIB da cidade é altíssimo, mas a cidade se recusa a aceitar que cresceu… por isso vivemos nesse trânsito caótico da Ilha diariamente.
E por favor, revejam os seus conceitos sobre mobilidade urbana.
Aguardo retorno.
Atenciosamente,
Karla Lopes Gonçalves.”
As respostas:
“Prezada Karla, Bom Dia!Concordamos plenamente com toda a sua insatisfação, onde o sistema todo tenta se adequar para uma melhoria futura no transporte de Florianópolis. Porém o serviço do executivo sofre com problemas de congestionamento frequente em seus itinerários, onde já sofreram alterações de itinerários constantes, mas os atrasos são frequentes, devido ao horário de rash, que eleva ainda mais aos congestionamentos. Se colocarmos mais horário nesta linha, com certeza jamais irá solucionar e sim acarretar em atrasos muito maiores, generalizando um problema em todo o sistema. Os nossos conceito sobre mobilidade urbana, é fazer com que o sistema todo que são mais de 200 linhas, opere e de o direito da população de ir e vir, atendendo a todas, e não somente, uma região, ou uma determinada linha, para isto o Consórcio Fênix, está coordenando o sistema. Assim nos colocamos a disposição, e com a certeza de mudanças futuras iram facilitar este serviço em sua região.
Atenciosamente,
SAC – Consórcio Fênix”
“Prezada Karla, Boa Tarde. Queremos lhe esclarecer que hoje,com o consórcio Fênix que entramos nesta região com cinco executivos no Norte da ilha, sabemos que temos uma grande demanda, e que deixamos de atender a muitos usuários, mas estamos buscando junto a secretaria de mobilidade urbana, mudanças no espaço físico, para que o transporte tenha uma agilidade nos seus itinerários para melhor locomoção dos veículo, sendo que hoje se colocarmos mais ônibus no norte da ilha o trânsito para e ai seria muito pior para todos. Contudo, agradecemos sua insatisfação, e esperamos num curto período que todos nós estejamos satisfeitos com o transporte.
Att,
SAC – Consórcio Fênix”
Leia mais:
::: Primeira semana de mudanças e infrações no transporte coletivo da Grande Florianópolis
::: “Reclamações são acompanhadas” diz advogado do Consórcio Fênix
::: “Estou frustrado até agora” declara secretário de Mobilidade Urbana sobre mudanças em Florianópolis