
Foto: Givaldo Barbosa
Petralhas e os Coxinhas que me perdoem, mas enquanto ambos praticam política de grêmio estudantil nas redes sociais, o PMDB exibe diploma de doutor Honoris Causa no pragmatismo político brasileiro. Em português claro: são os caras, botam qualquer outro partido no bolso quando o assunto é ocupar e resistir no poder.
O feito deste fim de semana merece entrar para os anais de Brasília. Assim com a cena de Paolla Oliveira em Felizes Para Sempre, mas aí já é outra história.
O mesmo partido conseguiu a proeza de ter candidato de oposição e também o de situação na eleição à Presidência do Senado. Ganhou a bancada governista e fisiológica incorporada em Renan Calheiros, que é do… PMDB. Na oposição, também pelos peemedebistas, estava o ex-governador Luiz Henrique.
Na eleição da Câmara não foi diferente: o PMDB posou com discurso de independência, quase de oposição. Só não teve coragem de dizer que era o vento da mudança como bradou Luiz Henrique no Senado, mas passou perto.
Quem foi ungido entre os 513 deputados em primeiro turno? Eduardo Cunha, candidato…do PMDB. A diferença neste caso é que não teve apoio do Planalto, que insistiu em candidato próprio e tomou uma surra do…PMDB.
Aliás, nunca é demais lembrar, o partido também tem o vice da presidente Dilma, Michel Temer. Logo, é governo. O que no caso do PMDB pode variar de acordo com a direção para onde está virado o nariz do movimento democrático.
No Estado de Santa Catarina não é diferente. O partido vai completar 16 anos com cadeira cativa no Centro Administrativo, somando-se os oito anos de Luiz Henrique e agora rumo aos oito anos de Eduardo Pinho Moreira como vice-governador.
Sempre com um fatia pra lá de bem servida nos cargos comissionados. E a cada ano se consolida mais como a grande força política no Estado. Só na Assembleia Legislativa serão 11 deputados estaduais do total de 40. Na Câmara federal, cinco dos 16 deputados federais. No senado, então, é lavada: dois dos três parlamentares são…do PMDB.
E a turma do PT e do PSDB acha que entende de política!!
Sabe de nada inocente!!!