Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de maio 2015

Empresária da Pizzaria Milano, de Florianópolis, foi vencedora no 24º Campeonato Mundial de Pizza, na Itália

31 de maio de 2015 0
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A empresária Grazia Fraschini, da Pizzaria Milano de Florianópolis, foi a vencedora na categoria em que competiu no 24º Campeonato Mundial de Pizza, na Itália. A pizza campeã é a Zuccata que leva, entre outros ingredientes, flores de abóbora. Grazia nasceu na Itália, mas compete pelo Brasil.

Leia as últimas notícias sobre gastronomia

TCE não diz que os elevados gastos com diárias no Palácio Barriga Verde são ilegais

31 de maio de 2015 0

O regramento já existia e normas mais rígidas foram adotadas pela atual mesa diretora da Câmara para evitar os elevados gastos com diárias no Palácio Barriga Verde. Só que o furo é mais embaixo. O próprio TCE não diz que os R$ 31 milhões são ilegais, mas sim que parlamentares e servidores não cumpriram as exigências internas da Casa em instruções normativas para justificar as despesas. O ideal seria uma coordenadoria responsável direta pela fiscalização destes custos. Na prática, se os deputados quiserem, fica difícil controlar.

Leia as últimas notícias sobre política

Papo rápido com Sandra Meyer, doutora e professora de dança na Udesc

31 de maio de 2015 0

Joinville é referência no clássico (Bolshoi) e Florianópolis vem se destacando na dança contemporânea. Como consolidar esse novo caminho?
Temos em Santa Catarina dezenas de festivais de dança, em sua maioria competitivos. Mas poucos estudantes dão continuidade à sua trajetória, pois não há um ambiente e apoio no meio de transição entre o festival e a profissionalização como artistas. Temos milhares de jovens dançando, mas poucos grupos profissionais, com raras exceções, tendo talvez o Grupo Cena 11 como único que de fato propicia, com dificuldades, aos bailarinos “viverem” de dança. As escolas de dança geralmente não contam com um momento em que os alunos podem estudar e exercitar improvisação, composição coreográfica e história da dança. E a falta de cursos superiores de dança no Estado compromete o ensino e a criação. Os prejuízos são imensos. Há sete anos a área espera do governo estadual a implantação da licenciatura em dança da Udesc. O projeto está parado, à espera de verba para ser implantado em Florianópolis e em Joinville. O que tentamos na Capital é suprir a carência em formação, aliando aos eventos uma dimensão pedagógica que dê mais suporte aos artistas.

E como se dá a construção do conhecimento por meio da dança contemporânea?
Se entendermos a arte, e a dança como extensão e não somente como entretenimento, outros caminhos se abrem no âmbito da formação, criação, produção e fruição na área. Alguns profissionais da Capital trabalham nesta perspectiva, em que o pensar e o fazer dança estão imbricados. Como exemplo cito dois dos eventos que buscam traçar outro perfil: Múltipla Dança e o Tubo de Ensaio. Ambos apresentam companhias profissionais e com pesquisa consistente, articulado a oficinas e debates que possam fomentar a dança local. Eles contemplam a diferença de linguagens sem que nenhuma seja apontada como melhor ou ideal, como ocorre muitas vezes em um evento competitivo. Acompanho a cena em Joinville e vejo que há projetos que tentam outra lógica de atuação para além dos festivais, e que devem ser apoiados. Um grupo de danças urbanas _ como o hip-hop _ pode, a partir de sua linguagem própria, elaborar uma proposta em arte conectada com o ambiente, que seja um motor de mudança de percepção, inclusive do que seja dança.

Leia as últimas notícias sobre dança

Lei que torna exibição de filmes obrigatória nas escolas de ensino básico será tema de debate do Encontro Nacional do Cinema Infantil

31 de maio de 2015 0

Projeto do senador Cristovam Buarque, que virou lei em 2014 e torna a exibição de filmes e audiovisuais de produção nacional obrigatória nas escolas de ensino básico será tema de debate do Encontro Nacional do Cinema Infantil. Com a presença dos secretários Juana Nunes de Formação Artística e Cultural e Pola Ribeiro do Audiovisual, ambos do Ministério da Cultura, o debate ocorre no sábado, dia 6, às 14h30, durante a 14ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, no Centro Administrativo do Governo do Estado.

Leia as últimas notícias sobre cultura

Fundação do Meio Ambiente comunicou ontem, via nota oficial, que suspendeu a Licença Ambiental Prévia

31 de maio de 2015 0

A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) comunicou ontem, via nota oficial, que suspendeu a Licença Ambiental Prévia (LAP) e todo o processo de licenciamento da construção de um hotel na Ponta do Coral. A ação é tomada com base na falta de resposta da Prefeitura em relação a revogação do Decreto municipal 12.670/2014 e nas declarações feitas pelo Poder Municipal na imprensa. A Fatma enviou em abril um ofício questionando a validade do Decreto e ainda não recebeu resposta.

Leia as últimas notícias sobre a Ponta do Coral

Prefeitura de Palhoça está em fase de implantação de projeto que pretende reduzir custos

31 de maio de 2015 0

A prefeitura de Palhoça está em fase de implantação do Centro de Serviço Compartilhado, que pretende integrar processos para reduzir custos, nos mesmos moldes das empresas. O trabalho está sendo coordenado pela secretária de Administração, Cristina Schwinden, que prevê economia de até R$ 100 mil já no primeiro ano com a centralização de atividades como gestão de compras.

Leia as últimas notícias sobre economia

Participantes do Ironman contam com equipe do SOS Unimed para qualquer imprevisto médico

31 de maio de 2015 0

Cerca de dois mil participantes do Ironman Brasil 2015, prova, de 38 países, contarão com a equipe do SOS Unimed para qualquer imprevisto médico. Serão 100 profissionais equipados com nove ambulâncias e ponto de atendimento estarão de prontidão para qualquer emergência. As câimbras e dores musculares são os problemas mais frequentes nesta competição.

Leia as últimas notícias sobre o Ironman

Polícia Civil orienta sobre proibição da comercialização e consumo de bebidas alcoólicas em estabelecimentos de ensino

31 de maio de 2015 0

No mês de junho, quando iniciam as festas juninas, surgem vários questionamentos, especialmente estabelecimentos de ensino, quanto à venda do tradicional quentão. A Polícia Civil, por intermédio da Gerência de Fiscalização de Jogos e Diversões, vem orientando as DPs do Estado sobre proibição da comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas, de qualquer graduação, no ambiente físico das escolas públicas e privadas, nos estabelecimentos de ensino dos cursos fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante.

Leia as últimas notícias

Funcionários da Casan arrecadaram 1,2 tonelada de alimentos que serão doados ao projeto social "Eu Faço a Minha Parte"

31 de maio de 2015 0

Os funcionários do prédio matriz da Casan no centro de Florianópolis, encontraram uma forma legal de unir o útil ao útil. Ao mesmo tempo em que são treinados durante a Semana de Prevenção aos Acidentes do Trabalho (Sipat), organizam atividades sociais.
Neste ano, conseguiram arrecadar 1,2 tonelada de alimentos, que agora serão doados ao projeto social “Eu Faço a Minha Parte”, que atende crianças e adolescentes do Morro do Mocotó.

Leia as últimas notícias

Conselho de Ética da Câmara Municipal de Florianópolis tomou depoimento do Badeko

31 de maio de 2015 0
Foto: Edio Elio Ramos / Divulgação

Foto: Edio Elio Ramos / Divulgação

O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Florianópolis tomou o depoimento do vereador Marcos Aurélio Espíndola, o Badeko, que está afastado do Legislativo por determinação do MP. Badeko é investigado pelo Conselho por quebra de decoro parlamentar conforme denúncia apresentada pelo vereador Afrânio Boppré, depois da Operação Ave de Rapina, deflagrada pela Polícia Federal. Badeko sustentou argumentação de que não cometeu nenhum ilícito, com justificativa para cada um dos questionamentos.

Leia as últimas notícias sobre a Operação Ave de Rapina