Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Papo Rápido com Luiz Falcão, diretor do Programa ReÓleo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif)

07 de junho de 2015 0

O Programa ReÓleo já é referência quando se fala em coleta e reciclagem de óleo de cozinha na Grande Florianópolis. Está consolidado e reconhecido por bater recordes. Quais os próximos desafios?

Em 2015, chegamos a importantes números. Ao longo de quase duas décadas de atuação, o ReÓleo conseguiu evitar que mais de 3 milhões de litros de óleo de cozinha fossem descartados incorretamente. Essa quantidade poderia poluir trilhões de litros de água de rios, mares, lagos e lençóis freáticos e despejar toneladas de CO2 na atmosfera. Também ampliamos nossa área de atuação e chegamos às vizinhas Palhoça e Biguaçu. Com a ajuda de toda a comunidade florianopolitana, colocamos a cidade no Guinness Book, como a que mais recicla óleo vegetal no mundo. São grandes marcas, mas que nos estimulam a mais. Por isso, lançamos uma nova campanha para quebrar esse recorde. Em junho, queremos coletar e reciclar 20 mil litros do resíduo. Florianópolis novamente pode estar no livro dos recordes e ser exemplo mundial.

Apesar do termo sustentabilidade já estar inserido no nosso cotidiano, muitas pessoas imaginam que só ações grandiosas podem ajudar a minimizar os problemas ecológicos do planeta. Como mudar esta mentalidade?

Para muitos, mudar uma prática simples do dia a dia, como não jogar o óleo usado no ralo da pia, pode parecer pouco diante de tantos desafios socioambientais, mas sem dúvida, essa é uma forma efetiva de contribuir com a melhora do lugar onde vivemos. A sustentabilidade começa dentro de casa, no equilíbrio entre o que poupamos e o que desperdiçamos e de que forma fechamos este ciclo. E sem dúvida, a educação ambiental é um dos instrumentos mais importantes para viabilizar essa mudança de atitude. Especialmente entre os mais jovens, precisamos plantar essa semente e ensiná-los a desenvolver o senso de responsabilidade em relação à sustentabilidade. Pelo ReÓleo, já conseguimos que mais de 20 mil jovens fossem estimulados a refletir sobre os cuidados com o meio ambiente. É uma nova dimensão para a consciência ecológica, por meio de simples exemplos que mostram a necessidade inquestionável de práticas sustentáveis diárias.

comentários

Envie seu Comentário