O comentarista Ricardo Boechat e o pastor Silas Malafaia subiram o tom da discussão que começou via redes sociais e acabou num desabafo do jornalista ao vivo nesta sexta-feira pela manhã. Um pouco antes das 10h, via Twitter, o evangélico disse que o comunicador “está falando asneira, dizendo que pastores incitam os fiéis a praticarem a intolerância. Verdadeiro idiota”. Na rádio BandNews FM de São Paulo, o jornalista leu o comentário e partiu para o ataque, chamando o religioso de falsário e cara de mamão, entre outros adjetivos. “Você é um idiota, um paspalhão, um pilantra, tomador de grana de fiel, explorador da fé alheia” e arremata, mais de uma vez, com a pérola: “Malafaia, vai procurar uma r…, vai. Não me encha o saco”.
A provocação correu mais do que rastilho de pólvora nas redes sociais. Malafaia respondeu também em vídeo, convidando Boechat para um debate.
Entendo que alguns termos usados pelo jornalista poderiam ser evitados. E falar palavrão num microfone também não me parece modelo a ser seguido. Mas quanto às críticas sobre a prática de explorador da fé que incita a intolerância, voto integralmente com Ricardo Boechat . É por gente como Malafaia que caminhamos a passos largos para tempos de intolerância extrema no país.
Confira abaixo o áudio com a íntegra da crítica de Boechat. O blog alerta sobre o uso de termos pejorativos no comentário do jornalista:
Resposta do Malafaia: