Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts do dia 3 julho 2015

Após vistoria no sistema prisional de SC, OAB identifica lista de problemas

03 de julho de 2015 0
Foto: Ricardo Pereira

Foto: Ricardo Pereira

Depois de vistorias nas unidades prisionais de Blumenau, Itajaí, São Pedro de Alcântara e Palhoça, a Coordenação Nacional de Acompanhamento do Sistema Carcerário, da OAB, junto com a Comissão de Assuntos Prisionais da Seccional catarinense, encerrou as visitas no final da tarde desta sexta-feira.

O relatório será entregue na próxima semana ao governador Raimundo Colombo e aponta problemas como a prática de revista vexatória (inclusive de familiares), superlotação de algumas unidades e a falta de investimentos em monitoramento eletrônico. Por outro lado, os advogados destacaram a parceria com empresários para oferta de trabalho aos presos.

Na avaliação que fez ao final das vistorias, o presidente da Coordenação, o mineiro Adilson Rocha, cobrou da empresa que administra o complexo de Itajaí maior contrapartida. O estado paga R$ 3 mil/mês por preso, então nestas unidades eles têm que trabalhar, estudar e ter assistência jurídica.

Dois pontos negativos foram destacados pela comitiva: a situação do Presídio de Blumenau, considerado o pior do Estado, e a revista vexatória. “O que ocorre em Santa Catarina é um horror. As pessoas são humilhadas de forma desnecessária. Bastaria ao estado investir em equipamentos e treinar agentes para observar os familiares, mas nunca o que se viu”, disse Rocha.

A comissão avaliou também que os presos “têm assistência jurídica altamente deficitária”, e que muitos que estão encarcerados cometeram crimes de menor gravidade, mas não conseguem sair por falhas no sistema. “Os catarinenses não precisam de mais cadeias, eles precisam é de uma política de redução da população carcerária. Porque cadeia é que nem gaveta da sua casa. Se você tem uma, ela está cheia. Se você tiver 100, elas também estarão cheias”, disse.

Leia as últimas notícias sobre a OAB

Leia as últimas notícias sobre presídios

Sem pânico: foto de ponte "rachada", que circula nas redes sociais, é no Rio de Janeiro

03 de julho de 2015 1

A publicação da foto de uma ponte com uma rachadura começou a repercutir nas redes sociais na manhã desta sexta-feira, 3, como se fosse uma das pontes que liga a Ilha ao Continente. Na publicação, não há menção de locais, mas os compartilhamentos questionavam a Prefeitura de Florianópolis.

Na realidade a foto já gerou polêmica em abril de 2014. Trata-se da Ponte Rio-Niterói e a concessionária responsável explicou ao jornal Extra que a abertura faz parte da estrutura: “toda ponte de grandes dimensões precisa deste tipo de abertura para acomodar a movimentação da estrutura em função das variações térmicas, evitando tensões indesejáveis, o que poderia ocasionar fissuras nas lajes e vigas”.

Publicação original tem quase 3 mil compartilhamentos:
facebook

Moradores de Florianópolis questionam se o fato é na cidade:

pref

ponte

Separamos algumas fotos das pontes de Florianópolis para que não reste dúvidas de que não é aqui:

Foto: Daniel Conzi, Agência RBS

Foto: Daniel Conzi, Agência RBS

Julio Cavalheiro
Foto: Julio Cavaleiro, Agência RBS

Foto: Ricardo Mega, Agência RBS

Foto: Ricardo Mega, Agência RBS

Leia as últimas notícias

Feira de Talentos da Agricultura Catarinense ocorre até domingo, em São José

03 de julho de 2015 0

A Feira de Talentos da Agricultura Catarinense ocorre de hoje até domingo no Centro Multiuso em São José. O evento reunirá cerca de 50 expositores que apresentarão ao público produtos da agricultura familiar.

Leia as últimas notícias

Rubinho em Florianópolis para o Campeonato Sul-Americano de Kart Rotax

03 de julho de 2015 0

Rubens Barrichello, piloto com 19 temporadas de Fórmula 1 e atual campeão da Stock Car, está em Florianópolis com os filhos, para o Campeonato Sul-Americano de Kart Rotax, que começou quinta e vai até domingo no Kartódromo Internacional de Santa Catarina, em Canasvieiras. Rubinho compete na categoria DD2, enquanto que Fernando disputa a categoria Mini Max; e Eduardo a Júnior Max.

Leia as últimas notícias

Ministério Público de SC em primeiro lugar no ranking de transparência

03 de julho de 2015 3

O transparentômetro do Conselho Nacional do Ministério Público colocou o MP-SC em primeiro lugar no ranking de transparência elaborado pelo próprio CNMP no mês de junho, com 92,83%. Em último ficou o Acre, com 9,96%.

Leia as últimas notícias sobre o MP

Secretaria Estadual da Fazendo realiza megaoperação no varejo

03 de julho de 2015 0

Secretaria Estadual da Fazenda fez uma megaoperação no varejo quinta-feira para verificar se os lojistas estão recolhendo o ICMS corretamente. Em um dos pontos visitados, após os fiscais flagrarem a impressora fiscal desligada, a proprietária argumentou que não emitia os cupons para “preservar a natureza”. Ou seja, sonegava para evitar o corte de árvores destinadas à produção do papel.

Leia as últimas notícias

Nova linha: leitor flagra ônibus com o letreiro "Show" no Ticen

03 de julho de 2015 0
Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

A turma perde o amigo, mas não a piada. Leitor flagrou este itinerário (show?) num ônibus no Ticen quinta pela manhã e lembrou logo da entrevista de Raimundo Colombo sobre o governo.

Ele sugere que passe pela ponte Hercílio Luz, UTI do Cepon, depois siga até a duplicação da SC-403 nos Ingleses e retorne pela SC-401 até Centro Administrativo, onde fica o ponto final. Maldade, gente!

A propósito
Neste ritmo vai entrar para o livro dos recordes. Ontem, pela 12a vez, uma das adutoras da Casan foi rompida na obra da SC-403, no norte da Ilha.

Ossos do ofício: leitores enviaram e-mails para questionar entrevista de Raimundo Colombo
Nosso governo tá show, diz Colombo ao analisar seis primeiros meses

Voto de cabresto

03 de julho de 2015 4

Dos 16 deputados catarinenses, apenas três votaram na segunda vez contra a redução da maioridade penal na vergonhosa manobra articulada pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha. Não lembro de nenhum dos 13 nobres parlamentares que apoiam a mudança na lei participando de algum debate sobre o tema Santa Catarina.

Se ouvissem gente como o juiz Takaschima ou especialistas que lidam com a questão em SC, certamente recuariam. Não temos nem celas. Mas é aquela história: de onde menos se espera, daí é que não sai nada mesmo.

Um deputado de SC muda o voto pela redução da maioridade penal. Saiba como todos votaram
Quais as diferenças nas propostas de redução da maioridade penal
“Seria uma situação bem preocupante em SC”, diz juiz sobre redução da maioridade penal

 

Fotógrafo de São José registra casa de joão-de-barro em local inusitado

03 de julho de 2015 0

Fez sucesso nesta semana, nas redes sociais, a imagem de um corvo pegando carona no voo de uma águia, flagrada por um fotógrafo amador Phoo Chan, em Washington (EUA).

Aqui pertinho, em São José, foi um joão-de-barro que construiu sua casa, sem medo, sob os pés de uma águia – e descansou tranquilamente em sua asa. O registro é do fotógrafo catarinense Diego Redel.

Foto: Diego Redel, Divulgação

Foto: Diego Redel, Divulgação

Leia as últimas notícias