A colunista Dagmara Spautz informa que a prefeitura de Balneário Camboriú deve lançar nas próximas semanas o edital de licitação para a queima de fogos no Réveillon, com valor de referência de R$ 2 milhões – o mesmo do ano passado.
Santa Catarina liderou a primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude para estudantes de 12 a 14 anos de todo o país, realizada em Fortaleza (CE). O Estado conquistou 32 medalhas, sendo cinco de ouro, 11 de prata e 16 de bronze.
Gustavo Miroski, secretário de Administração de Florianópolis, resolveu endurecer o jogo na renovação do contrato com a Unimed para os servidores municipais. Também pudera, a cooperativa pediu um reajuste de 30%. O município ofereceu a inflação, pouco mais de 8%.
A comitiva italiana que visitou o Meio-Oeste de Santa Catarina fez uma parada estratégica em Tangará. Representando o governo da Itália, Domenico Calábria se reuniu com o prefeito Euclides Cruz, vereadores e representantes da comunidade para discutir a realização de um gemellaggio entre o município catarinense e uma cidade italiana. Como cidades-irmãs, poderão realizar intercâmbios. Os moradores sugeriram Pádova, terra de Santo Antônio, em função da devoção de muitos catarinenses.
O secretário da Saúde do Estado, João Paulo Kleinübing, está empenhado na próxima etapa da remodelação do Samu, que é transferir para os bombeiros militares o atendimento de urgência, porque o Estado não tem mais como bancar os cerca de R$ 120 milhões pagos anualmente à Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, atual gestora do Samu estadual.
Menos empregos
Trabalhadores das unidades do Samu pelo Estado estão usando as redes sociais para questionar a proposta de mudança da Secretaria da Saúde à unificação da central de regulação em Florianópolis. Fica a dica, senhores deputados…
O dia seguinte à Parada da Diversidade só serviu para alimentar ainda mais o ranço dos críticos ao movimento. Também pudera, o que se viu na Beira-Mar Norte na segunda-feira (07) pela manhã foi uma vergonha. Parecia praça de guerra com muito lixo acumulado ao longo da via até a tarde, justo num feriado ensolarado. Uma pena, afinal a noite de domingo foi bonita!
ALIÁS
A prefeitura tentou fazer seu papel de articuladora da economia local bancando a organização. Só não imaginava que levaria uma bola nas costas da Comcap. Some-se a isso a indiferença do secretário Tiago Silva às manifestações das 24 entidades que integram o Fórum da Diversidade. Os ativistas reclamaram muito nas redes sociais.
ENQUANTO ISSO…
Botar 15 mil pessoas na Beira-Mar para uma festa é fácil. Basta contratar uma cantora mais ou menos conhecida, meia dúzia de trios elétricos e liberar geral. Isso qualquer um faz, ainda mais com o dinheiro público. Dureza é avançar no debate sobre gênero e homofobia, justamente com as maiores vítimas do preconceito.
O Visor é um mosaico de informações com foco em Santa Catarina, mas sempre atento ao que acontece no país e no mundo. Com um olhar bem humorado, o blog é a extensão digital da coluna, publicada diariamente nas páginas 2 e 3 do Diário Catarinense.
O Visor é editado pelo jornalista Rafael Martini, um sujeito movido a 90% de transpiração e 10% de inspiração.
rafael.martini@diario.com.br
(48) 3216-3546