Mulheres e crianças indígenas que dormiam em acampamento no elevado Dias Velho, em Florianópolis, são levadas para abrigo
11 de setembro de 2015 0A marquise do elevado Francisco Dias Velho, em frente ao Terminal Rodoviário Rita Maria, foi o abrigo que quatro mulheres e três crianças encontraram para se proteger do frio e da chuva que atingem Florianópolis nos últimos dias. Até a noite de quinta-feira, quando foi abordado por uma equipe da Secretaria de Assistência Social, o grupo de origem indígena dormia em um acampamento improvisado no local. A equipe os encaminhou para um abrigo feminino, onde poderão dormir em camas e com mais segurança.
As mulheres, que levavam artesanatos produzido por elas para ser vendido no Centro durante o dia, foram receptivas e aceitaram a proposta das assistentes sociais. De acordo com a equipe de Abordagem Social, a preocupação delas era de acabarem separadas ou longe das crianças, por isso a estratégia foi encontrar um local onde todas pudessem permanecer juntas. A equipe também se preocupou em proteger os objetos produzidos pelas indígenas para que possam continuar trabalhando.
A operação foi articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar e a Funai.