Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Efeito caveira: GMF realiza Rondas Ostensivas Municipais com viatura diferenciada e boinas pretas

14 de setembro de 2015 24

Desde o sucesso do filme Tropa de Elite, virou quase febre em qualquer unidade policial ter um grupo de força especial. Claro que eles têm seu valor. O problema é que até na Guarda Municipal a turma insiste em transformar agente de trânsito em Capitão Nascimento. Em Florianópolis, inventaram a Rondas Ostensivas Municipais (Romu), com viatura diferenciada e agentes usando até boinas pretas.

Leia as últimas notícias

comentários

Comentários (24)

  • Paulo diz: 14 de setembro de 2015

    O problema de tudo isso é que eles ficam se achando a SWAT americana.
    Tem cada mala nessa guarda municipal!

  • Gabriel Oliveira diz: 14 de setembro de 2015

    Chega beirar o ridículo a GMF inventar uma ronda extensiva sendo que faltam guardas nas saídas das escolas, nas praças , nos centros históricos e por aí vai. Falta de comando , tem gente brincando de ser polícia. Não pega os vagabundos que ficam vendendo droga no Ticen, vão pegar o que? Isso aí é cagar com meu imposto.

  • Carlos diz: 14 de setembro de 2015

    Coitados!!!

  • Carlos diz: 14 de setembro de 2015

    Quando irão aprender que Guarda Municipal não faz ronda ostensiva!
    Não são treinados para este serviço e nem possuem armas para tal!
    São uns medíocres!!

  • Raphael diz: 14 de setembro de 2015

    Esse fenômeno pode ser chamado de “sindrome de tropa de elite”. Esse problema afeta alguns na área da segurança pública que querem ser algum tipo de justiceiros, super-herois ou coisa parecida. O problema é que quando um servidor ignora a finalidade do seu cargo e da sua instituição ele acaba se tornando não apenas ridículo, mas perigoso também. São os famosos miolos-moles que acham que segurança pública se faz só com força e não com cérebro.

  • João diz: 14 de setembro de 2015

    O que mais me impressiona é esta coluna fomentar uma informação sem conceito e conhecimento. A ROMU não foi inventada; ela já existe em várias cidades do Brasil. Informação esta para os que não conhecem nosso país. Outra informação errônea é achar que Guardas Municipais só servem pra fazer escolas e trânsito. Em fim tamanha ignorância destes comentários de pessoas q desconhecem a lei. Goataria muito que você tivesse a capacidade de fazer o que fazemos. Bem poderia compartilhar um dia de meu trabalho contigo mas eu teria de fazer a tua segurança melhor dizendo “cuidar de ti”. Ah e não copiamos instituições militares e nem queremos. Temos nome próprio GUARDA! Espero wue esta nobre coluna reserve o direito de resposta a estes afrontos a nossa instituição. Espero que ainda precise de nosso trabalho e estaremos disponíveis para prestar com eficiência. Talvez mude seu conceito e utilize seu bom tempo para outros fins. Disponha da ROMU em todo Brasil.

  • Giovanni diz: 14 de setembro de 2015

    Engraçado…. vivem dizendo que o modelo militar é ultrapassado, que não serve….. mas é só dar uma brechinha que todo mundo cria uma boina preta, uma tropa de elite, coloca um coturninho básico…. no fundo no fundo tod mundo quer ser um pouquinho milico…. Incoerência entre o discurso e a prática.

  • Sandro diz: 14 de setembro de 2015

    Frustração tem limites.
    Sejam aprovados em concursos policiais ou das forças armadas e realizem o sonho de usar uma boina preta.

  • Carolina Indignada com esta Turma diz: 14 de setembro de 2015

    IGENUIDADES DE FUNCIONÀRIOS SEM NENHUMA QUALIFICAÇÂO PARA O DIA A DIA DE TRABALHO.
    A PREFEITURA DEVERIA É ENTREGAR UMA ENCHADA A CADA UM PARA IREM CAPINAR AS RUAS DA CAPITAL.
    ASSIM ELES IRIAM FAZER JUS AO SALÁRIO QUE RECEBEM MENSALMENTE.

  • Marcos diz: 14 de setembro de 2015

    É simplesmente patético não ter identidade própria e querer fazer algo inatingível.

    Nem armamento especializado fora do anêmico .380 esses patetas podem empregar… aliás, nem polícia são.

    Isso é falta de gerência. O Júnior tá brincando de ser prefeito.

  • Sandro França diz: 14 de setembro de 2015

    Vejam o que diz na Constituição Federal, no artigo 144, no seu § 8º: “Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações”. Já no mesmo artigo, no seu § 5º: “Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública. Logo então, após o exposto, claro, apesar de que existe um déficit muito grande em termos de efetivo, a Constituição Federal está sendo ignorada, aliás, não só por este aspecto, mas também, é como diz na letra da música do Legião: “Ninguém respeita a Constituição, mas todos acreditam no futuro da nação, QUE PAÍS É ESSE”.

  • Marcos diz: 14 de setembro de 2015

    Porque não vão fiscalizar pelo menos a praça XV, fica uma moto ali parada a tarde toda e os carros em fila dupla… isso é uma vergonha…e aqueles amarelinhos da Biguaçu fazendo o embarque na frente da Catedral o que não é permitido por lei…pior serviço da ilha.

  • rambo diz: 15 de setembro de 2015

    Não conseguiram passar no concurso da PM…São genéricos de policiais…Já já o prefeito vai ver o resultado danoso a sociedade…vai ser um estrago político. É o fim

  • Marcos diz: 15 de setembro de 2015

    Vou deixá uma dica aqui… faça uma pesquisa sobre a ROMU no Brasil e verão que nada foi inventado e pro jornalista digo, vai arruma algo interessante pra publicar vai…

  • Fred Harry Schauffert diz: 15 de setembro de 2015

    Não é competência da Guarda Municipal exercer a polícia ostensiva por ser competência constitucional exclusiva da Policia Militar.Os guardas municipais não detém o Poder de Polícia. O parágrafo 8° da Constituição Federal prevê que os municípios poderão constituir as suas guardas municipais para cuidar de “bens, instalações e serviços”, o que não vem ocorrendo em Florianópolis. Um exemplo é o caso do Cemitério Municipal São Cristóvão de Coqueiros que está nas mãos dos vândalos e marginais. Atualmente as famílias não conseguem sequer velar seus entes queridos com decência e segurança, pois os guardas municipais não cumprem a missão constitucional para a qual foram criados.

  • Alex diz: 15 de setembro de 2015

    Alguém tem de frear e disciplinar essa SWAT Manezinha.
    Beira o ridículo….

  • Marcelo diz: 15 de setembro de 2015

    Enquanto isso nosso Mercado Público é pichado a cada semana….vários semáforos no estreito não funcionam e os GMF se acham os “picas das galáxias” como o Tropa de Elite

  • mario diz: 15 de setembro de 2015

    Antes de mais nada é importante saber qual o tipo de treinamento técnico, físico e mental este rapazes tiveram. Boinas pretas ou verde não basta apenas ter boa vontade. É preciso anos de treinamento especial com instrutores TOP. Manejar uma arma qualquer um sabe, usar uma boina seja de que cor qualquer um também pode mas ser um agente especial não é para qualquer um. De cada mil apenas um consegue se formar nas tropas de elite. Será que nossos abnegados jovens da guarda municipal passaram por algum treinamento especial juntos aos fuzileiros navais, Polícia Federal,BOPE ou outra força especial ? Ou estão apenas tentando servir mas sem as qualificações necessárias para uma missão especial. Coragem sabemos que eles tem, mas precisa muito mais.

  • Luana diz: 16 de setembro de 2015

    Fiquem calmos existe espaço para todos.
    1º A BOINA É AZUL MARINHO.
    2º Ponto, percebe- se ignorância do sr. ao escrever “INVENTARAM”, peço que pesquise antes de afirmar tamanha barbaria. A Guarda de Florianópolis não inventou, as ROMU já existem espalhadas por todo o brasil e não foi inspirado no FILME TROPA DE ELIETE não, ate porque a Lei complementar 13.022 informa no art. 14 :
    Art. 14. Para efeito do disposto no inciso I do caput do art. 13, a guarda municipal terá código de conduta próprio, conforme dispuser lei municipal.
    Parágrafo único. As guardas municipais não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de NATUREZA MILITAR e ultimo ponto AGENTE DE TRANSITO, bom o AGENTE DE TRANSITO existe e possui seu proprio regulamento, informo inclusive que o Município de Florianópolis não possui Agente de Transito, para qualquer duvida informe -se ao IPUF e confirme essa informação.
    Claro que vejo que diante surpresa deve ter gerado muitas duvidas agora, como assim não temos agente de transito? Não é mesmo? Informo que sim temos com muita felicitação uma só corporação não mais duas a Guarda Municipal de Florianópolis e a Policia Militar.
    Ambas possuem convênios com o IPUF E O DETRAN, diante disso podem alem de suas tributações atuar como agente de transito,
    Fico a disposição para maiores informações.
    E queridos trabalhadores não acreditem em tudo que leiam.
    Fiquem a vontade inclusive para pesquisar as minhas próprias informações.
    hahahah rindo com esses comentários, mais um ponto aos que escreverem QUE a GMF é frustada por não ser um grande Policia Militar, muita mais regime civil a era militar ja foi a muito tempo, mais queridos a Guarda Municipal ja tem ensino superior a um bom tempo já o que me recordo que algum tempo atras a PM não tinha, e que inclusive existiu um concurso que faltou graduados para preencherem os cargos. Não se preocupe GUARDA É GUARDA tem nome e identidade própria.

  • Lopes diz: 16 de setembro de 2015

    Antes de qualquer comentário. Ofereço para vossa apreciação a lei 13022 sancionada pela presidenta da República. Lei que normatiza as Guardas Municipais no Brasil. Interessante que pessoas ignorantes leiam antes de comentar absurdos que só nos fortalecem como Guardas. Inclusive tem concurso público em andamento pra quem quiser tentar uma vaga. E as portas da nossa instituição estão abertas para receber pessoas que tenham interesse em saber sobre nossa história. Ah e não usamos boinas pretas. Temos nossa cor padrão nacional azul marinho. E pra quem achar que não temos treinamento, convido para compartilhar um treino diário conosco. Será um prazer recebê los. E quem disse que boina é dos militares, as ruas são fos militares, o uniforme é dos militares. ..quem disse? Quem disse que Guardas não tem poder de polícia? Mais uma vez…convida a leitura lei 13022. Nós estaremos a disposição do cidadão de bem e doa a quem doer faremos cumprir a lei federal 13022.

  • Marcos diz: 19 de setembro de 2015

    Guarda Municipal de Florianópolis parece mais a Turma do Didi… se pedir para cuidarem de duas tartarugas, uma COM CERTEZA foge!

    Não servem pra nada… só pra consumir dinheiro público que poderia ser aplicado em atividades que realmente competem aos municípios.

  • Roberto diz: 20 de setembro de 2015

    Existe órgão mais desprestigiado em nossa cidade do que a Guarda Municipal?

    Não conheço uma única pessoa que goste, simpatize, empatize, admire, suporte, aceite, etc… esse pessoal. São sempre manifestações de desprezo. Precisamos saber o porquê de tanta ojeriza de nossa população pela GMF.

    Acho que nem os familiares deles aprovam seus trabalhos!

  • Roberto diz: 20 de setembro de 2015

    Dae alguém vem enaltecer uma lei inconstitucional sancionada pela Dilma… a que ponto vocês chegaram, ein?

  • Polydoro diz: 28 de setembro de 2015

    A ignorância ė triste, por favor, informem-se antes de postar, atualizem-se, conhecimento nunca ė demais, parabéns GMF por mais esta conquista!

Envie seu Comentário