Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Posts de setembro 2015

SESC pode construir ginásio em Navegantes

30 de setembro de 2015 0

O Serviço Social do Comércio (SESC) poderá construir um ginásio de esporte na cidade de Navegantes. Representantes da instituição se reúnem hoje com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Antônio Carlos Carmona, para definir a doação de um terreno em um local onde há carência desse tipo de infraestrutura à população.

Leia as últimas notícias

Expectativa de zerar a fila de espera por cirurgias eletivas na Região Carbonífera

30 de setembro de 2015 0

Secretário estadual da Saúde, João Paulo Kleinübing, anunciou em Criciúma, a realização de 1.913 cirurgias eletivas na Região Carbonífera desde maio, quando foi implantado um novo modelo de organização para a rede hospitalar da região. O sistema envolve os hospitais São Donato, de Içara; São Marcos, de Nova Veneza; Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; São Roque, de Morro da Fumaça; Santa Otília, de Orleans; Municipal, de Lauro Müller; Nossa Senhora de Fátima, de Praia Grande; e São Judas Tadeu, de Meleiro, que passaram a realizar cirurgias de baixa e média complexidades, antes concentradas apenas no Hospital São José, de Criciúma. Somente o Hospital São Donato, de Içara, fez 1.037 procedimentos e aumentou em 20% a taxa de ocupação dos leitos da unidade. A expectativa é de até o final do ano zerar a fila de espera por cirurgias eletivas nos municípios da região.

Leia as últimas notícias

Laguna tem audiência sobre adoção de políticas públicas para os idosos com deficiência

30 de setembro de 2015 0

Cerca de 250 pessoas participaram em Laguna, no Sul do Estado, da quarta audiência pública, presidida pela Coordenadora do Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa na Assembleia Legislativa, deputada Dirce Heiderscheidt. O debate trata da adoção de políticas públicas para os idosos com deficiência, destacando seus direitos e suas necessidades.

Leia as últimas notícias

Furtos de bicicletas na Câmara de Vereadores de Florianópolis

30 de setembro de 2015 1

Duas bikes foram supostamente furtadas na Câmara de Vereadores de Florianópolis em uma semana. Pedro Silvestre (PP) e um servidor foram as vítimas. Detalhe: Pedrão foi trabalhar de magrela no Dia Mundial Sem Carro e teve de voltar pra casa… de carona.

Leia as últimas notícias

Troca-troca: Rodolfo Pinto da Luz no PSD

30 de setembro de 2015 1

Candidato a vice-prefeito na chapa de Gean Loureiro na eleição passada e atual secretário de Educação de Florianópolis, Rodolfo Pinto da Luz está desembarcando do PMDB para assinar ficha no PSD do prefeito Cesar Souza Junior. Junto, leva todo o seu grupo político.

Leia as últimas notícias

Eleições OAB

30 de setembro de 2015 0

Encabeçada por Adriano Zanotto, duas vezes presidente da OAB/SC, a principal chapa de oposição, Força e Coragem, está inscrita para a eleição do dia 16 de novembro. Completam a nominata ao pleito de 2015 César Wolff, de Blumenau, como vice-presidente, Giovani Mariot, de São José, concorre à presidência da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina) e Celina Viera, de Mafra, disputa como vice-presidente da CAASC.

Leia as últimas notícias

Elefante na Lagoa da Conceição

30 de setembro de 2015 0
Foto: Fábio Pauluk, Divulgação

Foto: Fábio Pauluk, Divulgação

A coisa anda tão complicada que até elefante foi visto na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Mas calma, porque foi apenas a peça do Elephant Parade seguindo viagem até a Costa da Lagoa, onde ficará para ganhar cores e expressões.

Esculturas da Elephant Parade começam a ser pintadas na Grande Florianópolis

Desgastes, as redes e a sinuca de bico que envolvem a Ponte Hercílio Luz

30 de setembro de 2015 4
Foto: Charles Guerra, Agência RBS

Foto: Charles Guerra, Agência RBS

As imagens da estrutura corroída pela ação do tempo, apesar dos R$ 563 milhões já contratados na recuperação da Hercílio Luz, ganharam contornos de escândalo nas redes sociais. Ninguém suporta mais a ideia de dinheiro público escorrendo pelo ralo por conta da má gestão, para dizer o mínimo. O bombardeio de notícias do Petrolão e da Lava-Jato esgotou qualquer limite de paciência do cidadão.

A diferença é que o imbróglio da ponte está ali, ao alcance dos olhos. Um monumento ao desperdício como bem definiu o procurador Diogo Ringenberg, do Ministério Público do Tribunal de Contas do Estado.

A cada 10 comentários Facebook, nove defendem que se coloque tudo abaixo e se construa uma nova, com tecnologia do século 21. Claro que é apenas uma amostra sem qualquer base científica, mas não dá para negar que traduz o momento de indignação de boa parte da sociedade catarinense em relação aos 33 anos de interdição. E ainda correndo risco maior de colapso do que nos anos 1980.

Deinfra garante que obras de sustentação da ponte Hercílio Luz serão concluídas no prazo
Mesmo contestada, governo insiste na reforma da ponte Hercílio Luz

No Centro Administrativo, a repercussão foi protocolar: o governador não fala porque o assunto não está na ordem do dia. O secretário de Infraestrutura passa a batata quente para o Deinfra, que, por sua vez, dá o play na resposta padrão: estamos trabalhando.

O governo só não admite o que já é voz corrente nas internas. Jogou a toalha na esperança de que os norte-americanos da American Bridge assumam a recuperação. Para eles, não tem conversa: ponte é para ligar um ponto ao outro. Se estiver velha e com risco de cair, faça uma nova no lugar. Simples assim. Disseram isso para Luiz Henrique em 2005. Repetiram para Colombo em 2015.

A ponte Hercílio Luz é tombada como patrimônio por decreto – municipal, estadual e federal. Um senhor entrave legal para levar adiante a ideia da demolição. Outro item que precisa ser levado em consideração atualmente é que nos últimos seis meses a obra das quatro torres de sustentação andou no prazo previsto. Hoje, a imagem da velha senhora, ao menos durante o dia, mais parece um monte de ferro (foto). Somente à noite dá para lembrar que se trata do principal cartão-postal do Estado.

Na opinião de especialistas ouvidos pela coluna, seria uma temeridade recuar justo no momento em que se está prestes a concluir a montagem da base para a ponte segura. A dúvida é como concluir o trabalho com pouco dinheiro e a crescente pressão da sociedade por mais eficiência. Com o perdão do trocadilho, se correr o bicho pega, se ficar a ponte cai!

E agora, João?

Enquanto isso

O deputado Leonel Pavan (PSDB) perdeu a oportunidade de ficar calado. Em plenário, tentou classificar os gastos de mais de R$ 500 milhões na ponte como troco em relação aos desvios do PT em Brasília. Em números absolutos tem razão, mas seria bom lembrar que foi um dos que teve a caneta na mão como governador e a ponte está aí desse jeito.

Aliás

Deputado João Amin (PP), filho do ex-governador e deputado federal Esperidião Amin, foi à tribuna para criticar o descaso com a ponte. Um exemplo de maturidade e independência política.

Nem pizza

Deputado Dirceu Dresch (PT) propôs ano passado a instalação de uma CPI na Assembleia sobre a ponte Hercílio Luz. Obteve apenas sete das 14 assinaturas necessárias para que o pedido tramitasse na Casa. Diante da esmagadora base governista entre os 40 parlamentares, a ideia é apresentar oficialmente o relatório do Ministério Público de Contas ao Ministério Público Estadual e Federal.

Leia as últimas notícias

Sorriso no Olhar

29 de setembro de 2015 0
Foto: Marúbia Barg

Foto: Marúbia Barg

Era para ser uma consulta odontológica de rotina em uma unidade de saúde da família em Pomerode. Só que a mãe estava acompanhada do seu bebê. Foi então que o dentista Amerigo Sugamosto topou o desafio. Inclinou a cadeira de tal forma que mãe e bebê não precisassem desgrudar nem um segundo sequer, deixando o trabalho mais divertido e prazeroso para a paciente e para o profissional. A imagem, captada pela assistente, acabou ganhando destaque nacional no site da Rede Humaniza do SUS.

Leia as últimas notícias

Falando sozinho

29 de setembro de 2015 3

O vereador Marcos Espíndola (PSD), o Badeko, adentrou no plenário da Câmara de Vereadores exatamente no momento em que seu maior opositor, Afrânio Boppré (PSOL), discursava na tribuna. Quase todos foram cumprimentá-lo, sem prestar muita atenção nas palavras de Boppré.

Leia as últimas notícias