Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Documentário resgata a história da colonização italiana em SC

30 de julho de 2014 0

imigrantes2

 

Os irmãos Felippe a partir da esquerda: Elzo (85 anos), Aldo (91 anos) e Germano (96 anos). 

 

O documentário “Descendentes – os filhos da imigração” será lançado nesta  quinta-feira, 31 de julho, às 14h, na localidade de Azambuja, município de Pedras Grandes. Com 21 minutos de duração, o vídeo produzido pela Epagri conta a história da colonização italiana no Sul de Santa Catarina.  Azambuja foi a primeira colônia de imigrantes, instalada no dia 28 de abril de 1877.

O documentário faz uma viagem no tempo e, por meio das lembranças e narrativas dos filhos e netos dos colonizadores, constrói o cenário daquela época e retrata a vida dos colonizadores que desbravaram a região. Como foi a chegada ao Brasil, dificuldades enfrentadas na terra nova, formação do povoado, os costumes, a lida na roça, os engenhos de produção, as festas e a vida em família são alguns dos pontos abordados.

Para a produção do documentário, a equipe de TV , em conjunto com a equipe municipal da Epagri,  ouviu o relato de vários descendentes, a maioria com mais de 90 anos de idade.

Bookmark and Share

João Barone visita Florianópolis para lançamento de documentário sobre brasileiros na Segunda Guerra

30 de julho de 2014 0
Fotos: Orbital Filmes / Divulgação

Fotos: Orbital Filmes / Divulgação

João Barone, baterista dos Paralamas do Sucesso, estará em Floripa amanhã para o lançamento de O Caminho dos Heróis, que vai ao ar no History Chanel, às 23h. O músico, aficionado pela campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial, refaz os passos dos pracinhas nas principais batalhas travadas na Itália. O programa foi produzido pela Orbital Filmes e integra a programação especial do canal de TV paga dedicado às grandes guerras mundiais, em lembrança aos cem anos do início da Primeira Guerra em 1914.

Veja o teaser:

Dois jipes da FEB foram restaurados e usados durante a expedição de Barone e sua equipe pelo norte da Itália. Lá eles visitaram quinze cidades, e reviveram as histórias de heróis brasileiros quase desconhecidos.

“O Caminho dos Heróis  mostra vários elementos que os telespectadores apreciam: história, ação, drama e comédia, tudo junto. E a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial é um tema muito importante na história recente do país”, afirma Barone.

Bookmark and Share

Bico fechado

30 de julho de 2014 0

Policiais militares atuando nas horas de folga em estabelecimentos comerciais já é tão institucionalizado que um caso chegou ao Tribunal Superior de Trabalho, que reconheceu o vínculo empregatício de um agente da ativa a uma empresa. A advogada Liandra Nazário Nobrega, de Florianópolis, destaca a importância de uma análise criteriosa ao entrar com a ação na Justiça do Trabalho, para reduzir o risco de aplicação do Estatuto da Corporação.

Bookmark and Share

DCOD esquecida

30 de julho de 2014 0

Criada com pompa e grande destaque pela cúpula da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública, a Delegacia de Combate às Drogas de Florianópolis conta atualmente… com três policiais dando expediente.

Bookmark and Share

Migração da pedra

30 de julho de 2014 0

Comerciantes e moradores do centro de Florianópolis relatam aumento da quantidade de usuários de crack nos últimos dias pelas ruas. A suspeita deles é que o grupo veio da região da Chico Mendes, que desde a semana passada passa por ocupação da Polícia Militar.

Bookmark and Share

Improviso para driblar dificuldades nas obras no Maciço do Morro da Cruz

30 de julho de 2014 0

O trabalho de construção dos muros de contenção e remoção das ameaças às residências em áreas de risco no Maciço do Morro da Cruz tem exigido alguma dose de improviso da empresa contratada pela prefeitura de Florianópolis. Por exemplo: para levar as pedras até o alto da Mariquinha, eles construíram trilhos por onde são transportadas as pedras que irão formar as estruturas de prevenção no alto do morro.

Foto: Petra Mafalda / Divulgação

Foto: Petra Mafalda / Divulgação

Bookmark and Share

Juiz fará vistoria in loco na estrutura das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo

29 de julho de 2014 19
Foto: Jessé Giotti / Agência RBS

Foto: Jessé Giotti / Agência RBS

O Juiz Luiz Antônio Zanini Fornerolli, da 1ª Vara da Fazenda Pública, fará uma vistoria in loco na estrutura das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos nesta quarta-feira, às 14h. Será acompanhado por três engenheiros que atuarão em auxílio ao Judiciário. São eles: Miguel Daux Neto, Honorato Tomelin e Wellington Longuini Repette. Todos concordaram em participar sem custos.

A Justiça solicitou ao Corpo de Bombeiros para que indique um oficial para acompanhar os trabalhos, além de disponibilizar embarcações para a vistoria sob as pontes e apoio da Polícia Militar para garantir a segurança no local. Após a inspeção, o resultado será anexado aos autos para que o juiz decida sobre a ação em que o MP solicita a imediata manutenção das estruturas.

Leia mais:
::: Atraso em estudo dificulta manutenção das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo Campos, em Florianópolis
::: Ministério Público questiona destino de recurso que seria usado para estudo da situação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles

 

Bookmark and Share

Segurança em debate

29 de julho de 2014 1

A Associação Internacional dos Chefes de Polícia (IACP), entidade com sede nos Estados Unidos, acaba de definir o tema do evento que vai promover no Centrosul, em Florianópolis, em setembro. Durante três dias, a Capital vai sediar debates sobre o aprimoramento e a capacitação das forças de segurança no Brasil e no mundo, além de feira de novas tecnologias em equipamentos, softwares, veículos e helicópteros.

Bookmark and Share

Semana da imprensa

29 de julho de 2014 0
Foto: Alvarélio Kurossu

Foto: Alvarélio Kurossu

A tradicional homenagem a Jerônimo Coelho no Dia da Imprensa, ontem pela manhã, reuniu cerca de cem pessoas na Praça XV de Novembro. A jornalista Deborah Almada foi a primeira mulher oradora na história da solenidade.

Hoje, a programação ocorre em Laguna, cidade natal de Jerônimo Coelho, fundador do  primeiro jornal de Santa Catarina, O Catharinense, há 183 anos. A programação se encerra no fim de semana em Chapecó no 7o Encontro da Imprensa Catarinense.

Aliás
Tem gente sugerindo que os dois soldados em trajes do exército imperial permaneçam no local para evitar, digamos, novos contratempos com o busto.

 

Bookmark and Share

Associações de ciclistas de Florianópolis promovem conscientização com empresas de ônibus

29 de julho de 2014 5

O pessoal da ViaCiclo e do Bike Anjo Floripa esteve reunido com representantes das empresas de ônibus de Florianópolis para falar sobre segurança e convívio pacífico no trânsito. A intenção é desenvolver um trabalho de conscientização.

Foto: Reprodução, Facebook Via Ciclo

Foto: Reprodução, Facebook Via Ciclo

Bookmark and Share