Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros
  • Thumbnail

    Michel Teló dá seu recado

    Em sua passagem por Santa Maria, para fazer um show em comemoração aos 10 anos do Diário e aos 154 anos de Santa Maria, Michel Teló foi presenteado, em seu camarim, com uma camiseta da Viva a Faixa! _ Com Respeito, a Vida é Mais Bonita! A campanha da RBS Santa Maria completa 10...

    0
  • Thumbnail

    Apelo que vem dos motoristas

    A edição desta terça-feira do Diário publicou uma carta do servidor federal Ronaldo Machado. No escrito, o servidor federal narra a trajetória de um motorista, que tem de se preocupar com diversas ações ao dirigir por Santa Maria, e faz um apelo aos pedestres. Confira: É muito salutar a campanha Viva a Faixa! de...

    4
  • Thumbnail

    Quem avisa... para na faixa

    Se eu paro na faixa de segurança, mas você não para, nós não paramos. Esse é o lema do dono do carro abaixo, que compartilha do slogan da campanha de segurança no trânsito do Grupo RBS Santa Maria Viva a Faixa _ Com Respeito, a Vida é Mais Bonita. Depois de sofrer danos com...

    8
  • Thumbnail

    Fiel até na faixa

    Na manhã fria desta quarta-feira, um cachorro deu exemplo de boa educação no centro de Santa Maria. O fotógrafo Germano Rorato flagrou o cão passando pelas listras brancas e retransmitindo a lição de que com respeito, a vida é mais bonita. Confira: O cão provou que é fiel não somente ao seu dono, mas...

    0
  • Sem Thumbnail

    Olha o Viva a Faixa aí, gente!

    Foi com uma adaptação a frase emblemática do carnavalesco Neguinho da Beija-Flor que ele aderiu à campanha do Grupo RBS Santa Maria de educação no trânsito. O blog aproveitou  a passagem do cantor, compositor e puxador da escola de samba que leva o seu nome, em solo santa-mariense para presenteá-lo com uma camiseta da...

    0

Alunos do Augusto Ruschi preparam blitz

15 de outubro de 2012 0

Atenção motoristas velozes e pedestres mal-comportados da zona oeste de Santa Maria: os alunos da Escola Estadual Augusto Ruschi estão de olho em vocês.

Tanto que, no próximo sábado, alunos de cinco turmas do 5° ano farão uma blitz educativa na Avenida Alcides Roth (avenida de acesso a Nova Santa Marta, perto da escola). A atividade, que vai das 8h30min às 10h30min, é resultado de uma ação do Projeto Educatrânsito, da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana de Santa Maria.

O público alvo da campanha serão os motoristas que estiverem trafegando nos dois sentidos da avenida, que ouvirão as crianças falar seriamente sobre os perigos do trânsito, além de conselhos sobre consiência ecológica – como a importância do uso da lixeirinha no carro. Para não haver desculpas, os alunos vão distribuir porta-resíduos para os motoristas.


Bela iniciativa!

Cadê a faixa que estava aqui?

08 de outubro de 2012 0

Os moradores do loteamento Novo Horizonte – localizada às margens da BR-287, em Camobi – estão indignados (e com razão). A abertura de um hipermercado na região exigiu mudanças na infraestrutura de trânsito no local, o que inclui a mudança de lugar de um ponto de ônibus e a perda de uma faixa de segurança.

- É muito difícil para atravessar. Os carros, caminhões, ônibus, não param para nós, pedestres. Ficamos às vezes de 10 a 15 minutos tentando atravessar. Muitas vezes, perdemos o ônibus, em virtude do transito _ reclama uma moradora, que escreveu para o Diário de Santa Maria.

A comunidade local já procurou várias vezes a prefeitura pedindo a pintura de uma faixa, sem obter respostas. A responsabilidade pela pintura do acesso de pedestres, porém, seria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que garante que o requerimento para a sinalização está encaminhado – mas não informou o que falta para que isso seja feito.

Vila Oliveira terá semáforo

27 de setembro de 2012 0

Foto: João Alves/Prefeitura Municipal de Santa Maria

Uma velha reivindicação da comunidade da Vila Oliveira será atendida a partir desta sexta-feira: o cruzamento das ruas Venâncio Aires e Caldas Júnior, na Vila Oliveira, contará com um semáforo.


Nesta quinta-feira, uma equipe da Secretaria de Município de Controle e Mobilidade Urbana concluiu a sinalização no entorno das vias para a instalação do equipamento, que ficará localizado próximo a um posto de combustíveis.


O equipamento passará por testes no início da manhã de sexta, passando a operar às 9h. O volume de veículos e pessoas pelo cruzamento aumentou nos últimos meses. Além de ser caminho para bairros bastante populosos, recentemente, a região ganhou um grande condomínio, o Videiras, para cerca de 100 famílias. A medida visa aumentar a segurança de motoristas e pedestres.


Polícia, porque o trânsito precisa

26 de setembro de 2012 0

No último dia da Semana Nacional do Trânsito, uma boa notícia. A Brigada Militar lançou, na noite de terça-feira, em Porto Alegre, o Grupamento de Trânsito. O grupo vai atuar exclusivamente nas atividades de segurança e fiscalização de trânsito de 15 cidades gaúchas. Cada grupo terá de seis a oito integrantes que terão autonomia para multar ou montar barreiras. Santa Maria será uma das cidades beneficiadas com a novidade.


Os policiais que vão atuar no Grupamento de Trânsito estão em treinamento desde julho e nas cidades onde o projeto foi implementado de maneira piloto o número de autuações aumentou em 30%. A meta do governo do Estado é que a iniciativa ajude a reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2020.


Cidades onde o Grupamento de Trânsito vai atuar:

Canoas, Caxias do Sul, Cruz Alta, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Pelotas, Passo Fundo Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo,







Ações para educar a região

19 de setembro de 2012 0



Ações como a do Educatrânsito, de Santa Maria (foto), serão realizadas em várias cidades



Esqueça um pouquinho dos festejos farroupilhas e reserve um tempo para cultivar a educação nas ruas e avenidas. É que estamos dentro da Semana Nacional de Trânsito 2012, que faz parte da Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.


Na região Centro do Estado, cidades organizam atividades que têm como objetivo garantir a segurança dos pedestres e motoristas, fazendo com que a paz reine entre todos.


Confira abaixo as programações:


Santa Maria

- Sábado, dia 22, das 10h ao meio-dia, na Avenida Borges de Medeiros, esquina com Presidente Vargas

Dia Mundial Sem Carro: blitz educativa com distribuição de panfletos. Apoio do CFC Dirija, Gerência de Trânsito e Educa Trânsito


- Segunda-feira, dia 24, das 14h30min às 15h30min, na passarela da Urlândia, na BR-287

Blitz educativa com distribuição de panfletos. Apoio da ONG Aldeias Infantis SOS, Educa Trânsito e PRF


- Terça-feira, dia 25, das 9h às 11h, na Praça Saldanha Marinho

Distribuição de panfletos elaborados por estudantes, curso Educomunicação no Trânsito e simulação de trânsito. Apoio das escolas Oscar Grau, Olavo Bilac e Joaquina de Carvalho, Educa Trânsito e ONG Aldeias Infantis SOS


Tupanciretã

- Quinta-feira, dia 20, às 20h45min, na Unopar (Fadime)

Ação Educacional com a Coordenadoria de Trânsito


- Domingo, dia 23, às 16h, no Interact Club Tupanciretã

Palestra educativa


- Segunda-feira, dia 24, às 20h45min, na Unopar (Fadime)

Ações de sinalização urbana junto com a secretaria de Obras e Viação


- Terça-feira, dia 25, no Instituto Educacional Mãe de Deus

Às 8h, palestra educativa

Às 14h, blitz educativa no centro da cidade e visitação ao comércio local a fim de conscientização do espaço urbano

Às 20h45min, ação educacional na Unopar (Fadime)


São Gabriel

- Sexta-feira, dia 21, das 14h às 16h, na Escola Brandina Melo

Palestra com o CFC Gabrielense


- Sábado, dia 22, das 10h às 11h, na Rua General Marques

Blitz educativa com a Brigada Militar Mirim Interacti e Grupo RBS


Dia 24, das 20h às 21h, no Ginásio São Gabriel

Palestra com o CFC Gabrielense


- Dia 25, das 14h às 15h, na Rua Coronel Cesefredo

Às 14h, Blitz educativa com a Brigada Militar e Brigada Militar Mirim

Às 14h30min, caminhada pela segurança nas ruas do centro da cidade, partindo do ginásio e indo até a Praça Fernando Abott


Por: Manuela Vasconcellos



Exército dos Sonhos hoje, em Santa Maria

17 de setembro de 2012 0

Quatro jovens como outros quaisquer, com os mesmos sonhos de todos os adolescentes, tendo de enfrentar as provas e os perigos do trânsito. Essa é a premissa da peça Exército dos Sonhos, que o grupo homôniomo apresenta hoje em Santa Maria.


O espetáculo – patrocinado pelo Detran-RS e pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente/Poa – será apresentado ás 19h30min, no Salão de Atos do Prédio 13, no Conjunto 3 da Unifra (Rua Silva Jardim, 1.175).


O espetáculo é recomendado para público a partir de 14 anos.

Embriaguez causou acidentes, na sexta-feira

16 de setembro de 2012 0

Pelo menos dois acidentes causados por motoristas embriagados foram registrados em Santa Maria, no início do fim de semana. Um deles ocorreu por volta do meio-dia de sexta-feira, na Rua José Sangoi, no bairro Tomazzetti.

Um homem de 29 anos dirigia um Voyage quando teria perdido o controle e batido contra o muro de uma casa. Após o acidente, ele fugiu do local, abandonando o veículo. Cerca de uma hora depois, a brigada militar localizou o motorista há duas quadras de onde havia ocorrido o acidente, em frente a um bar. Ele, que apresentava sinais de embriaguez, estava com um copo de cerveja na mão. Para ser liberado ele tentou subornar os policiais com R$ 50,00. Ele acabou detido por corrupção. No carro foi encontrada uma garrafa de uisque vazia e um facão.

O outro acidente ocorreu por volta das 21h30min: a colisão de duas motocicletas, na esquina da Avenida Borges de Medeiros com a Rua Daudt. De acordo com a ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, quando a Brigada Militar chegou ao local, os dois homens já haviam sido socorridos e encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria. As vítimas eram um rapaz de 19 anos e  um homem dee 53, este, completamente embriagado se sem carteira de habilitação.


Walter Jobim e outras ruas perigosas?

13 de setembro de 2012 0


Atropelamentos, batidas e capotamentos não são raros na avenida


O Diário de Santa Maria publicou, nesta quinta-feira, uma reportagem sobre uma das vias mais perigosas de Santa Maria, a Avenida Walter Jobim. De 2011 para cá, a avenida foi palco de 8 atropelamentos. Só neste ano, foram 3 ocorrências – e uma delas terminou em morte.


A velocidade máxima permitida na via é 40 km/h, mas é comum que os veículos transitem entre 60 km/h e 80 km/h, no trecho _ sendo que o radar já flagrou “pilotos” a 120 km/h.


Segundo especialistas, o comportamento dos motoristas seria estimulado pela largura da avenida, maior que as demais, com três faixas de rolamento nos dois lados da via. A sinalização precária e a falta de semáforos para garantir o deslocamento seguro de pedestres no seu 1,2 quilômetro de extensão, ajudam a transformar a Avenida Walter Jobim em uma armadilha para motoristas e pedestres distraídos.


Mas não é a única armadilha da cidade. A extensa Venâncio Aires, por exemplo, é cenário de acidentes variados, de atropelamentos à batidas e pelos mesmos motivos – especialmente no trecho à Oeste da cidade. Também há motoristas que façam “corridas” na estreita Rua Marechal Deodoro, apesar dos vários problemas de visibilidade que apresentam.


Existem outras vias perigosas na cidade e você, leitor, sabe quais são. Conte para a gente!

Trânsito e saúde

10 de setembro de 2012 1

Voltou para casa tenso porque pegou um congestionamento de 40 minutos entre Camobi e o centro de Santa Maria ou tentando passar pela Presidente Vargas na hora do rush? Sente dores de cabeça e nas costas, além de irritação? Saiba que o trânsito pode mesmo ser responsável por patologias – problema especialmente sérios para quem trabalha atrás de um volante.


Um estudo realizado na Universidade de São Paulo, e divulgado em 2007, avaliou o impacto dos problemas do trânsito no organismo de 500 motoristas profissionais (como taxistas e caminhoneiros). Todos os pesquisados apresentaram substâncias tóxicas no corpo e chance dobrada de desenvolver câncer do pulmão. Havia ainda a tendência de surgimento de doenças como bronquite, asma e até infarto.


As horas ociosas no trânsito diminuem ou impossibilitam a participação em atividades físicas, de lazer e de descanso. Quem passa longas horas ao volante ou mesmo em ônibus lotados tende a sofrer de dores lombares, no pescoço e ombros, além de dores de cabeça, nas pernas e pés.


Outro problema que pode ser provocado por engarrafamentos é a exposição a um nível elevado de ruído. O problema pode matar. Só por infarto, são 210 mil vítimas por ano. Qualquer som acima dos 55 decibéis (o equivalente à voz humana em conversa baixa) é interpretado pelo organismo como uma agressão. Como defesa, o cérebro ordena que as suprarrenais, glândulas localizadas acima dos rins, liberem boas doses de cortisol e adrenalina, os hormônios do estreses. Esse é o gatilho para uma série de reações:


- Órgãos genitais – Passam a receber menos sangue. O homem fica com dificuldade de ereção e a mulher pode perder o desejo sexual

- Cérebro – A pressão intracraniana sobe e a cabeça dói. A concentração e a memória ficam prejudicadas pela ação dos hormônios do estresse

- Músculos – Se contraem e começam a liberar na corrente sanguínea uma série de substâncias inflamatórias

- Pulmões – A respiração acelera e esses órgãos passam a funcionar a toda velocidade. Com o tempo, vem a sensação de cansaço

- Coração – Bate rapidamente e de maneira descompassada. Os vasos sanguíneos se contraem e a pressão arterial sobe. O risco de infarto e derrame cresce

- Sistema digestivo – O estômago passa a fabricar suco gástrico além da conta, o que pode levar à gastrite e à úlcera. Já o intestino praticamente trava


Ande na linha neste feriado

06 de setembro de 2012 0

Motoristas da Região Central que pretendem aproveitar a véspera do feriado da Independência para pegar a estrada, devem ficar atentos à fiscalização. O Batalhão Rodoviário da Brigada Militar dobrará o efetivo nas

principais rodovias estaduais, a partir do meio-dia desta quinta-feira. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também vai reforçar o policiamento nas rodovias federais, na noite de quinta, na sexta-feira pela manhã e fim de tarde de domingo.

No ano passado, o trânsito começou a fazer vítimas na véspera do feriado prolongado da Semana da Pátria. De 6 a 11 de setembro de 2011 foram quatro mortes. No último feriadão deste ano, na Páscoa, houve um óbito por acidente de trânsito na região.

- Respeite o limite de velocidade das vias, verifique os equipamentos do veículo e use cinto de segurança – recomenda Liana Comassetto, chefe da 9ª Delegacia da PRF, com sede em Santa Maria.

Em todos os trechos fiscalizados, federais e estaduais, haverá controle de velocidade com radar móvel (que não precisa de identificação de local), de ultrapassagens em locais proibidos, uso de cinto de segurança e abordagens com verificação de documentação dos motoristas e dos veículos, além de testes do bafômetro para combate à embriaguez.

A Operação Viagem Segura, Departamento de Trânsito (Detran), vai até as 23h59min de domingo.


(Lizie Antonello)