Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Prebióticos para um intestino mais saudável

29 de agosto de 2012 1

O prebiótico  é um ingrediente alimentar que apesar de não ser digerido provoca efeitos benéficos na saúde, em consequência da estimulação seletiva do crescimento de bactérias benéficas no intestino.

Podemos citar como exemplos de prebióticos, os frutooligossacarídeos (FOS), a pectina, a lignina e a inulina.

  1. Os FOS estão presentes em alimentos como a cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel, cerveja e batata yacon;
  2. A pectina está presente na entrecasca dos cítricos, do maracujá e na maçã;
  3. A lignina é comum nas cascas de frutas oleaginosas e leguminosas como a linhaça e a soja;
  4. A inulina é encontrada principalmente na raiz da chicória, no alho, cebola, aspargos e alcachofra.

 

Estas substâncias possuem as seguintes funções: auxiliam na manutenção da flora intestinal; facilitam o trânsito intestinal; contribuem para que as fezes tenham consistência normal; ajudam na absorção apenas das substâncias necessárias ao organismo; estimulam o crescimento de bactérias bifidogênicas – aquelas que estimulam o equilíbrio do sistema imunológico pelo fato de “controlarem e/ou combaterem” as bactérias patogênicas presentes na flora intestinal.

Além disso, os prebióticos possuem outros efeitos como o aumento da absorção de cálcio, diminuição do risco de câncer de cólon, entre vários outros.

É importante saber que uma vida saudável está relacionada não somente com os alimentos que são ingeridos, mas também com o estilo de vida, a hereditariedade, influência do meio ambiente e atividade física. Assim, é fundamental perceber que uma boa saúde não depende somente de alimentos funcionais e sim de vários fatores que juntos proporcionam uma vida saudável.

REFERÊNCIAS

DOCE LIMÃO. O que são prebióticos. Disponível em:

http:// www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude/231-o-que-significa-alimentos -prebioticos. Acesso em: 27 de agosto de 2012.

 ALIMENTANDO. Alimentos Funcionais Prebióticos, Probióticos e Simbióticos. Disponível em:

http://www.alimentando.net/2010/09/alimentos-funcionais-prebioticos.html   Acesso em: 27 de agosto de 2012.

 INFOESCOLA. Prebióticos. Disponível em: http://www.infoescola.com/alimentos/prebioticos/. Acesso em: 27 de agosto de 2012.

TREMELLEM, K; PEARCE, K. Dysbiosis of Gut Microbiota (DOGMA) – A novel theory for the development of Polycistic Ovarian Syndrome. Medical Hypotheses, n. 1, v.79, pg. 104-112, New York, 2012.

Acadêmica do Curso de Nutrição da UNIVALI: Ana Paula Bianchi

Email: anapaula.bianchi@univali.br

 

Comentários (1)

  • Sandra Soares Melo diz: 30 de agosto de 2012

    Parabéns Márcia pelo blog e por ser um exemplo de nutricionista!!!

Envie seu Comentário