Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Conheça os novos benefícios da vitamina D

20 de setembro de 2012 0

Sabe-se que a vitamina D atua na formação óssea e na dentição, porém estudos recentes revelam muitas outras vantagens atribuídas à vitamina D, atuando, por exemplo, na prevenção de doenças como, diabetes do tipo 2  e hipertensão, no tratamento de esclerose múltipla e no emagrecimento.

Segundo a reportagem publicada na revista ISTOÉ (ago. 2012), metade da população mundial apresenta quantidades insuficientes de vitamina D.

A relação entre a vitamina D e a resistência insulínica (diabete tipo 2), foi atestada por pesquisadores da Universidade do Texas (EUA), na qual, observou que crianças obesas possuíam concentrações insuficientes da vitamina e consequentemente maior resistência à insulina, do que crianças não obesas e nesses casos a reposição da vitamina tem ajudado no controle da atividade insulínica e no emagrecimento. No combate a hipertensão arterial, a vitamina bloqueia a síntese da enzima renina que atua na elevação da pressão vascular.

Há ainda estudos que avançam, a fim de conduzir um tratamento para quem convive com a doença autoimune que ataca as células nervosas, a esclerose múltipla. Sabe se por enquanto que em pessoas com baixos níveis séricos de vitamina D a progressão da doença é mais intensa.

Existem duas substâncias consideradas pró-vitanimas D, uma endógena e outra exógena. A forma exógena, adquirida através de alimentos como o óleo de fígado de bacalhau, é absorvida pelas células do intestino delgado. A endógena é sintetizada na epiderme exposta à irradiação ultravioleta.

Recomenda-se a exposição de 15% da superfície corporal ao sol por 20 minutos, pelo menos três vezes por semana. Entretanto, questiona-se o uso do protetor solar, pois o filtro solar restringe a formação de vitamina D cutânea.

TARANTINO, Mônica; OLIVEIRA, Monique. A poderosa vitamina D. Disponível em: http://www.istoe.com.br/reportagens/226714_A+PODEROSA+VITAMINA+D Acessado em: 19 set. 2012

Envie seu Comentário