Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estudo aponta que milho transgênico causa deformações tumorais em ratos

20 de setembro de 2012 1

Cientistas da Universidade de Caen, na França, analisaram durante dois anos, 200 ratos como amostra. Um dos grupos foi alimentado com a variedade de milho transgênico NK 603 associado ao herbicida Roundup, ambos produzidos pela multinacional Monsanto. E outros dois grupos de animais fizeram parte da amostra de controle com dietas associadas a milhos não transgênicos.

Ao final da pesquisa, observou-se que o uso conjugado do milho transgênico e do Roundup, elevou de duas a três vezes o índice de mortalidade dos ratos. Outro registro da pesquisa foi em relação ao desenvolvimento de tumores nos rins de animais machos e nas glândulas mamárias das fêmeas.

O estudo realizado a longo prazo desmistificou a análise de três meses que a empresa Monsanto utilizou a fim de garantir a autorização para a comercialização do milho transgênico NK 630 e do Roundup, uma vez que apenas a partir do quarto mês observou-se aumento da mortalidade e do desenvolvimento de tumores nos animais.

A partir desses relatos o ministro da agricultura da França, Stéphane Le Foll, manifestou-se a favor de uma revisão da lei européia para fundamentar o modo como cada país se posicionará em relação aos produtos transgênicos.

Leia mais sobre o assunto em:

Colaboração: acadêmica do curso de Nutrição Univali, Daline Picinato

Comentários (1)

  • Oliver Gandini diz: 21 de setembro de 2012

    Muitooo boa a matéria, parabéns!

Envie seu Comentário