Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Alimentos X TPM

28 de setembro de 2012 0

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) é um conjunto de sintomas físicos e emocionais que ocorre nos dias que antecedem a menstruação. Seus principais sintomas são: dores nas mamas, inchaço, aumento do apetite e ansiedade, nervosismo, irritação, entre outros. Alguns pesquisadores acreditam que os sintomas da TPM nada mais são que indicadores de um desequilíbrio hormonal, ou seja, o corpo está mandando sinais de que estão faltando nutrientes. Uma dieta balanceada pode ajudar e controlar esses sintomas.

Cálcio – Uma pesquisa realizada na Universidade de Massachussetts, nos EUA, afirma que mulheres que não sofrem de TPM tem uma dieta mais rica em cálcio do que aquelas que sofrem. Isso porque o cálcio diminui a contração muscular do útero e a retenção de líquidos. Com isso, esse mineral é capaz de aliviar os sintomas como as cólicas, dor nas costas e o nervosismo. Exemplos de alimentos ricos em cálcio: Leite e seus derivados, vegetais e folhas verde-escuras, como couve e brócolis.

Vitamina D – Segundo o endocrinologista Filippo Pedrinola, a vitamina D atua em conjunto com o cálcio e interfere nos níveis de estrogênio (hormônio produzido a partir da adolescência feminina), aliviando os sintomas da TPM. A vitamina D pode ser encontrada no leite, no salmão, sardinha, cogumelo, óleo de fígado de peixe, e é sintetizada na pele pela ação do sol. Por isso tomar banho de sol por 15 minutos diariamente é essencial.

Vitamina B6 – este nutriente é importante para a síntese de serotonina (um neurotransmissor que proporciona bem-estar) e de dopamina (que evita a fadiga e diminui a vontade de comer doces). É encontrada em cereais integrais e vegetais verdes escuros. São boas fontes desta vitamina: arroz integral, gérmen de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum e fígado de boi.

Vitamina E – Ela ameniza as cefaleias, dores nas mamas e cólicas. Alimentos ricos em vitamina E: cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de girassol, milho, gema de ovo, agrião e gérmen de trigo.

Água – A hidratação ajuda a aliviar o inchaço comum da TPM. Sucos naturais, água de coco, chás e sopas também são ótimas opções para se hidratar.

Fibras – A ingestão de fibras é muito importante, pois auxilia no funcionamento do intestino, que fica meio preguiçoso nesse período. Opte por alimentos integrais, grãos, cereais, frutas e vegetais.

Referências:

  • NAVARRO, Roberto. Oito nutrientes que ajudam a controlar os sintomas da TPM. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/14169-oito-nutrientes-que-ajudam-a-controlar-os-sintomas-da-tpm?utm_source=news_mv&utm_medium=ciclos&utm_campaign=TPM>. Acesso em: 23 de agosto de 2012.
  • CYRILUN, Daniela. Alimentos que te ajudam a espantar os sintomas da TPM. Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11444-alimentos-que-te-ajudam-a-espantar-os-sintomas-da-tpm>. Acesso em 23 de agosto de 2012.
  • LARK, Susan M. A tensão pré-menstrual. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=2G-rmSoxJI0C&oi=fnd&pg=PA8&dq=alimentos+que+diminuem+os+sintomas+da+tpm&ots=wa8GrHRNPS&sig=M3ak0ZF3XVgXA5e3LB3bOMx62_8#v=onepage&q=alimentos%20que%20diminuem%20os%20sintomas%20da%20tpm&f=false>. Acesso em: 23 de agosto de 2012.

Por: Acadêmica do curso de Nutrição UNIVALI, Alessandra Alberton.

email: alee-555@hotmail.com

Envie seu Comentário