Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Sódio: O grande vilão da alimentação moderna

01 de outubro de 2012 0

Nossos dias são tão corridos que dificilmente conseguimos prestar atenção nos alimentos que escolhemos. Muitas vezes, comemos alimentos embutidos, enlatados, fast foods, congelados… Sem pensar nas calorias a mais que esses alimentos carregam, a quantidade de sódio que ingerirmos junto com eles é impressionante. Sódio em excesso pode ser tão prejudicial à saúde quanto as gorduras a os açúcares em excesso.

Na verdade, o sódio é fundamental no organismo para funções básicas como: o ritmo cardíaco, pressão arterial, volume sanguíneo, equilíbrio ácido-básico, transmissão de impulsos nervosos, contração e relaxamento muscular.

A quantidade diária de sódio recomendado é de 2.4g (2.400mg) segundo a American Heart Association. Mas a média do brasileiro é bem superior a isso: entre 4 e 6g/dia.

Cuidado: Sal e sódio são coisas diferentes! 6g de sal equivalem a 2.4g de sódio, que é a recomendação de consumo para um adulto. Porém não esqueça que muitos alimentos contém sódio em sua composição natural, e isso também pode comprometer os níveis de sódio ingeridos. E, se for consumindo em excesso, o sódio pode aumentar o risco de hipertensão, cálculo renal, e até acidente vascular cerebral.

Por: Acadêmica do curso de Nutrição UNIVALI, Aline de Faveri.


Envie seu Comentário