Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Agricultura Agroecológica: Menos veneno no prato a um preço mais acessível!

17 de outubro de 2012 0

O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2009.

Mais de um bilhão de litros de venenos foram jogados nas lavouras, de acordo com dados oficiais. Além de contaminar os alimentos, os agrotóxicos contaminam a água (dos rios, lagos, chuvas e os lençóis freáticos) que bebemos!

A agricultura orgânica não permite o uso de adubos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de corante ou conservante artificial e nem sementes transgênicas. Desta maneira contribuindo para a conservação e recuperação do ambiente, produzindo alimentos saudáveis com alta qualidade nutricional.

No entanto, geralmente, os preços são muito elevados e excludentes.

A Agricultura agroecológica segue todos os princípios da agricultura orgânica aliando-os à preocupação social.

Neste sentido, propõe a solidariedade como princípio fundamental, entre quem produz e quem consome, promovendo a melhoria da qualidade de vida e resgatando a dignidade de agricultores e consumidores.

Diversas organizações ligadas ao campo vêm trabalhando a proposta das feiras como uma forma de comercializar diretamente os produtos agroecológicos da agricultura familiar camponesa.

Esta iniciativa possibilita disponibilizar os produtos da agricultura familiar, isentos de agrotóxicos, adubos químicos e conservantes, através de uma relação direta e solidária entre quem consome e quem produz, com preços acessíveis. Ainda contribui para o resgate da cultura local, hoje muito desvalorizada.

Envie seu Comentário