Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gordura Trans nos alimentos: um risco à sua saúde

23 de outubro de 2012 0

As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação, seja natural (ocorre no rumem de animais) ou artificial (produzido na indústria).

As gorduras trans são encontradas em pequenas quantidades em alimentos de origem animal tais como:  leite e gorduras de ruminantes, porém estão presentes em grandes quantidades em alimentos industrializados , principalmente em biscoitos, bolos, chocolates, margarinas, sorvetes e produtos de fast- food.

O processo de hidrogenação parcial dos ácidos graxos poli-insaturados, utilizado de forma abrangente na indústria alimentar é o responsável pela geração da maior parte das gorduras trans consumidas atualmente, ou seja, a gordura hidrogenada é um tipo específico de gordura trans produzido na indústria.

A aplicação da hidrogenação industrial objetiva principalmente a melhoria das características na aparência, aroma, sabor, cor, textura e sabor além da conservação dos alimentos.

A lista de problemas relacionados ao excessivo consumo desse tipo de gordura é extensa. O fato mais conhecido é que a gordura trans aumenta o LDL (colesterol ruim) e diminui o HDL (colesterol bom) no sangue. Ela também é responsável pela produção da gordura visceral, a qual  se acumula na região da cintura.

Em estudo realizado no mês de maio de 2010, para analisar a rotulagem de todos os alimentos industrializados com gordura adicionada a sua composição, disponíveis à venda em um grande supermercado em Florianópolis- SC, verificou-se que de 1889 alimentos pesquisados metade destes apresentou gordura trans na lista de ingredientes e 33% eram falsos negativos, ou seja, produtos que na informação nutricional declaram não ter gordura trans, mas apresentavam a gordura na lista de ingredientes.

Referências

DIAS, J. R.; GONÇALVES, E. C. B. A. Avaliação do consumo e análise da rotulagem nutricional de alimentos com alto teor de ácidos graxos trans. Rev. Ciênc. Tecnol. Aliment. Ed. 29. n. 1, Campinas, 2009.

GAGLIARDI, A. C. M.; MANCINI, J. F.; SANTOS, R. D. PERFIL NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COM ALEGAÇÃO DE ZERO GORDURA TRANS. Rev Assoc Med Bras. Ed. 55. n.1, São Paulo, 2009.

KRAEMER, M. S.; KLIEMANN, N.; GONZALEZ, C. D. A.; PROENÇA, R. P. C. MACHADO, P.P. Relação entre as informações sobre porção, medida caseira e presença de gordura trans em rótulos de alimentos industrializados. Universidade Federal De Santa Catarina-UFSC, Florianópolis, 2009.

Por Acadêmica do curso de Nutrição UNIVALI, Samara Cardoso.

samaraedf@hotmail.com

Envie seu Comentário