Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Feijão, a leguminosa mais popular do Brasil

13 de novembro de 2012 0

O feijão é uma fonte rica de nutrientes, considerado no Brasil como o alimento básico para a população. Essa leguminosa contêm quantidades significativas de proteínas, calorias, ácidos  graxos insaturados como o ácido linoléico e fibra alimentar, especialmente fibras solúveis as quais fornecem proteção contra doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e câncer de cólon sendo ainda uma excelente fonte de alguns minerais como o ferro e vitaminas.

Tradicionalmente os grãos de feijões são consumidos cozidos e com caldo, porém existem maneiras diferentes de degustar esse tipo de leguminosa representante da Diretriz 4 do Guia Alimentar para População Brasileira, o qual estabelece o consumo de uma porção de feijões ou outras leguminosas ricas em proteínas por dia. A preparação de mini- hambúrguer de feijão é uma sugestão para  diversificar a maneira de consumi-lo.

Receita Mini Hambúrguer de Feijão

1 colher de sopa de azeite, 1 cebola média cortada em pequenos pedaços, 2 dentes de alho amassados, 750g de feijão (tipo de sua preferência. Se preferir misture vários tipos de feijão tendo em vista um sabor diferente), 1 colher de chá de cominho, ¼ de colher de chá de sal, 2 copos de farinha de rosca, 2 ovos ligeiramente batidos, ¼ copo de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de azeite

Aqueça o alho e a cebola em uma panela e refogue até ficarem macios. Coloque-os em uma tigela grande, acrescente o feijão, o cominho, o sal, a farinha de rosca e os ovos. Misture bem. Forme os hambúrgueres com as mãos e passe-os na farinha. Asse-os até que fiquem bem dourados de ambos os lados.

Fonte: Revista Viva e Saúde, set. 2012.

Referência:

CÁRDENAS, Ramírez Lucía; et al. Efeito do processamento doméstico sobre o teor de nutrientes e de fatores antinutricionais de diferentes cultivares de feijão comum. Ciência e Tecnologia de Alimentos, Campinas, v.28, n.1, p.200-213, jan./mar. 2008.

Envie seu Comentário