Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Linhaça e suas propriedades

20 de novembro de 2012 0

Segundo a Portaria nº 398 de 30 de abril de 1999 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, o alimento funcional é definido como “alimento ou ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produz efeitos e/ou metabólicos e/ou fisiológicos e/ou benéficos à saúde, devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica.”

Entre os vários alimentos considerados funcionais, destaca-se a semente de linhaça fonte natural de fitoquímicos, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 que são compostos essenciais para a manutenção e crescimento das membranas celulares e vitais para as funções dos sistemas nervoso, imunológico e cardiovascular.

O consumo da semente também proporciona a diminuição do LDL (colesterol ruim) e aumenta os níveis de HDL (colesterol bom) além de inativar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular.

Para usufruir dos vários benefícios da semente de linhaça, é possível acrescentá-la a receitas de bolos e pães, tanto na forma de semente quando como farinha ou óleo.

A receita apresentada abaixo inclui  linhaça e outras sementes como o girassol e o gergelim. O gergelim,  é rico em proteínas e gorduras  monoinsaturadas assim como a linhaça, e possui ainda uma boa concentração de fibras, cálcio, fósforo e ferro. Já a semente de girassol é rica em vitamina E, magnésio e selênio.

Pão de sementes:

Ingredientes:  1 colher de chá de mel, 1 colher de açúcar mascavo, 1 ½ tablete de fermento biológico, 3 xícaras de farinha de trigo comum, 1 xícara de farinha de trigo integral, 1 xícara de farelo grosso, 1 colher de sobremesa de sal, ½ xícara de sementes de linhaça, ½ xícara de sementes de girassol, ½ xícara de sementes de gergelim, 3 xícaras de água morna, 3 colheres de azeite de oliva.

Junte o mel, o açúcar, o fermento, 2 colheres de farinha comum e 2 xícaras de água morna. Misture bem e reserve, cobrindo o recipiente. Em separado coloque o restante dos ingredientes. Quando a primeira massa estiver crescida, então misture tudo amassando bem. Enrole os pães colocando-os nas formas. Deixe descansar até que a massa cresça e dobre de volume. Assar em temperatura média.

Fonte: Culinária naturista, Clínica Oásis Paranaense.

Envie seu Comentário