Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Qual o papel das gorduras nas inflamações?

12 de dezembro de 2012 0

Os eicosanóides são mediadores inflamatórios de origem lipídica, sintetizados a partir do  ômega 3  e o ômega 6. O ômega 3 pode ser encontrado no óleo de linhaça e peixe. O ômega 6 pode ser encontrado nos óleos de sementes e grãos.

No corpo, tanto um como outro, convertidos em ácido linolênico, formam eicosanóides com efeitos anti- inflamatórios.  Já, quando convertidos em ácido araquidônico, formam eicosanóides que desencadeiam inflamações e o aparecimento de doenças crônicas.

O corpo humano necessita apenas de uma quantidade pequena de ácido araquidônico. Sendo assim, a principal ação do ômega 3, é impedir a produção desse ácido em excesso.  No entanto, tal elemento não é suficiente para bloquear toda a ação, por isso é preciso reduzir também o consumo excessivo de ômega 6.

Infelizmente, a dieta moderna premia os alimentos industrializados como bolachas, bolos, batatas fritas, snacks, carnes, gema de ovo, pão branco, molhos, sorvetes, etc., que são ricos em ácidos graxos ômega 6, provocando o desequilíbrio  entre estes dois tipos de gorduras e facilitando o aparecimento das inflamações.

Fonte: Nutricionista Esther de Castro- Revista Vida e Saúde.

Envie seu Comentário