Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Grão de bico

13 de dezembro de 2012 0

O consumo do grão-de-bico ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão. Entretanto o grão-de-bico é uma leguminosa que possui nutricionalmente um grande potencial a ser explorado.

As proteínas são consideradas as de melhor valor nutricional entre as leguminosas, que juntamente com os carboidratos, abrangem cerca de 80% do peso total das sementes secas. Os minerais como potássio, magnésio, ferro, fósforo entre outros contribuem para minimizar as deficiências presentes na população. Já as fibras regularizam o funcionamento intestinal e promovem sensação de saciedade.

 O grão-de-bico apresenta também boa digestibilidade e baixo teor de substâncias antinutricionais, além de possuir o mineral ferro de forma biodisponível para a utilização pelo organismo em seu metabolismo celular.

Seu óleo apresenta alto teor de ácidos graxos insaturados, particularmente linoléico e oléico.

Entre os aminoácidos constituintes dessa leguminosa destaca-se o triptofano considerado um precursor da síntese do neurotransmissor serotonina. Desta forma, o grão de bico pode auxiliar no tratamento da depressão uma vez que o aumento dos níveis de triptofano no sangue de potencializam os efeitos antidepressivos.

 Já os fatores promotores de flatulência são decorrentes dos teores de oligossacarídeos presentes nesta leguminosa.  No entanto, para a alimentação humana, não há preocupação já que o grão-de-bico não é consumido cru e o calor inativa estes fatores. 

Referências:

FERREIRA, Andrèia Cristina Penati; et al.Alterações químicas e nutricionais do grão-de-bico (Cicer arietinum L.) cru irradiado e submetido à cocção. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v.26, n.1: Campinas jan./mar., 2006.

KAPCZINSKI, Flávio; et al. Aspectos da Fisiologia do Triptofano. Revista de Psiquiatria Clínica. Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. v. 25, n. 4, jul./ago., 1998.

Envie seu Comentário