Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

CHICHA MORADA: UMA BEBIDA ANDINA COM PROPRIEDADES FUNCIONAIS

17 de dezembro de 2012 1

Por seu alto conteúdo de antocianinas e compostos fenólicos, a chicha morada, bebida originaria da região andina do Perú, tem alta capacidade antioxidante. Estudos  realizados  na  Escola de Medicina da Universidade de Nagoya, no  Japão, demonstraram  que o pigmento do milho maíz morado previne o desenvolvimento do cáncer de colon,  além de baixar a pressão sanguínea,  agir como antiinflamatório e promover a formação de colágeno.

A professora Yolanda Flores e Silva, da UNIVALI, dá a receita de como preparar a  chicha morada:

“A bebida é preparada da seguinte forma – ferve-se o milho junto de água, canela, cravo, as vezes casca de abacaxi e outros ingredientes dependendo do gosto de  cada um). Após fervida, coa-se a mistura e acrescenta-se açúcar e limão. Servir a bebida bem gelada. A bebida é doce, leve e por conta das especiarias é bem aromática. Diferente, mas bem saborosa”.

Comentários (1)

  • LUCIMAR CUSTODIO DA SILVA diz: 26 de abril de 2015

    Sou religiosa (freira), acabo de chegar no Perú, também sou nutricionista. Venho observando os hábitos alimentares para poder de alguma forma trabalhar de uma maneria que eles possam continuar se alimentando, sem sair dos seus costumes, para isso venho fazendo uma pesquisa sobre a parte nutricional dos alimentos e venho descobrindo muitos benefícios.
    Infelizmente os próprios peruanos, a maioria, não sabem da riqueza que tem na mesa. Agora lendo sobre a chicha morada e seus benefícios, mais ainda vou agrega-la nos cardápios das famílias que sigo. Sendo com elementos acessíveis, mesmo com a pobreza local.
    Muito obrigada por mais esse dato, e espero por mais.
    Ir. Lucimar op

Envie seu Comentário