Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Dicas para uma ceia de natal mais saudável

24 de dezembro de 2012 1

As festas de fim de ano podem não ser sinônimas de peso na consciência pelo exagero na alimentação desde que durante o preparo da ceia de natal haja a preferência por opções mais saudáveis.

E essas opções vão desde o aperitivo até a sobremesa. Começando pelos aperitivos opte pelas nozes, castanhas e amêndoas. As nozes são fonte de vitamina B6 e arginina, aminoácido que estimula a circulação sanguínea, ajudando a reduzir o colesterol. Já a castanha do Pará, oferece o selênio, importante para a ação de uma enzima antioxidante chamada glutationa peroxidase, que atua na inibição dos radicais livres.

As frutas secas como o figo, tâmaras, ameixa e damasco também são excelentes opções como aperitivo, já que são ricas em fibras solúveis redutoras do colesterol e que proporcionam sensação de saciedade além de serem importantes para regularizar o transito intestinal.

A salada pode ser incrementada com sementes de abóbora, girassol, linhaça e gergelim.  Já o prato principal é tradicionalmente composto pelo peru, chester, tender ou pernil, sendo que o peru é considerado a carne mais magra entre todas.

Entretanto “todas as opções são constituídas de proteínas de alto valor biológico, com nutrientes como ferro, biotina e vitaminas do complexo B”, ressalta a nutricionista Andréa Santo Rosa Garcia.  A nutricionista sugere ainda que a pele das aves seja retirada antes do cozimento, medida que ajudará a reduzir o teor de colesterol. Outra dica é substituir a manteiga e o azeite usados no pre paro pelo óleo de canola ou girassol.

Drinks sem álcool devem ser prioridade, porém quando não for possível substituí-los, prefira o vinho ante os destilados, pois o teor alcoólico é menor. O champanhe por ter poucas calorias (80 kcal/taça) também pode ser consumido em substituição aos destilados.

Na sobremesa a rabanada frita, pode dar lugar a assada e as frutas típicas da época como a cereja, pêssego, abacaxi, uva e ameixa são fontes de antioxidantes e minerais como zinco e manganês que ajudam o organismo a digerir os outros alimentos consumidos durante a ceia.

Com esses cuidados a ceia de natal torna-se uma refeição saborosa e saudável, em que o que prevalece é o amor e a harmonia entre a família e amigos. Bom apetite e um ótimo natal!

Fonte: UOL- Alimentação

Disponível em: http://noticias.uol.com.br/saude/album/2012/12/06/veja-dicas-de-como-montar-uma-ceia-mais-saudavel.htm#fotoNav=10

Comentários (1)

  • Paula cruz diz: 13 de dezembro de 2014

    Adorei as vossas dicas

Envie seu Comentário