Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Motivos para acrescentar o damasco a sua ceia de Natal e Ano Novo!

24 de dezembro de 2012 0

A origem do damasqueiro pertence à família das rosáceas e pode atingir até 10 metros de altura e situa se no Norte da China, onde ainda o encontra em estado silvestre como flora natural. O fruto do damasqueiro, o damasco, possui baixo teor energético (cerca de 48 kcal/100g da fruta). Isso o torna muito recomendado nas dietas de emagrecimento.

É também alcalinizante, por sua riqueza em sais minerais alcalinos, destacando-se seu baixo teor de sódio e elevada concentração de potássio. Possui vários oligoelementos minerais de grande importância fisiológica, como o manganês, o flúor, o cobalto e o boro, sendo rico em açúcares (frutose e glucose).

Nos damascos secos as proteínas alcançam valor importante (até 5%), o que igualmente ocorre com o ferro, que é um dos principais minerais. Entretanto o componente mais notável da fruta é o betacaroteno ou pro vitamina A e deve-se a esse componente a maior parte das indicações dieto- terapêuticas como, por exemplo, enfermidades dos olhos devido a presença da pro vitamina A e anemia ferropênica pela concentração de ferro.

Portanto durante as festas de fim de ano não deixe de acrescentar o damasco a mesa, pois além de saboroso apresenta muitos benefícios à saúde, lembre-se também de intensificar o consumo dessa fruta ao longo do ano e não somente no período de natal e ano novo.

Fonte:

PAMPLONA, Jorge. O Poder Medicinal dos Alimentos. 1 ed., Casa Publicadora    Brasileira, Tituí- SP: 2006.

Envie seu Comentário