Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Conheça os benefícios da Carqueja

11 de janeiro de 2013 0

Há muitos anos a carqueja vem ocupando um lugar de destaque entre as plantas medicinais. Os diabéticos, por exemplo, podem fazer uso da carqueja, pois os seus princípios amargos influenciam gradativamente o pâncreas a produzir mais insulina e consequentemente a normalizar a glicemia nos portadores de diabete tipo II.

Os flavonóides encontrados na carqueja são eficazes na diminuição dos níveis de gordura do sangue e combatem a arteriosclerose.

Entre as suas propriedades químicas mais conhecidas estão: as flavonas e flavanonas, flavonóides, princípios amargos (lactonas) e a saponina.

Como propriedades terapêuticas podem ser citados seus benefícios na asma, bronquite e  afecções hepáticas. Possui também ação  antibiótica, hipoglicêmica, antidiabética, e hepatoprotetora.

O chá da carqueja pode ser preparado por infusão ou decocção, sendo o recomendado, 10 gramas de talos em meio litro de água fervente. Deve ser consumido três vezes ao dia ou conforme a necessidade individual avaliada pelo seu nutricionista.

Fonte: Revista Vida e Saúde (Nov. 2004).

Envie seu Comentário