Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estudo comprova que probióticos podem auxiliar na diminuição dos níveis de cortisol

22 de janeiro de 2013 0

Um novo estudo publicado no British Journal of Nutrition mostrou que tomar probióticos pode  auxiliar na diminuição dos níveis de cortisol.

Divulgação:nutriacaoporsimonefsc.blogspot.com

Os neurotransmissores são produzidos no intestino, e há uma ligação bem estabelecida entre o estresse, transtornos de humor, a função cerebral e doença gastrointestinal. 

Neste estudo, os pesquisadores  ofereceram probióticos  ou um placebo a um grupo de voluntários que relataram ter ansiedade ou depressão leve. 

O grupo que recebeu o tratamento com probióticos  relatou melhora do humor, teve menos estresse e ansiedade, e mostrou menos depressão e sentimentos de raiva. 

O grupo que consumiu  probióticos  também diminuiu significativamente os níveis de cortisol, enquanto o grupo que recebeu apenas  placebo não teve  alterações no cortisol ou nas avaliações de humor, depressão ou estresse.

 Segundo os pesquisadores, os probióticos diminuiram os  patógenos prejudiciais existentes no intestino, ajudando a diminuir a  inflamação e melhorando a comunicação do sistema nervoso central, entre o cérebro e o intestino. 

Biomarcadores da inflamação chamados Proteínas C-Reativa, também diminuíram levando a uma menor depressão e melhor resposta emocional.

 Fonte: British Journal of Nutrition . Setembro de 2011.

Envie seu Comentário