Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Obesidade Infantil:muito além da imagem...

05 de fevereiro de 2013 0

Atualmente a obesidade infantil vem aumentando em todo o mundo e no Brasil isto não é diferente; dados da última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF-2008/2009) mostram que o excesso de peso e a obesidade foram encontrados com grande freqüência, a partir dos 5 anos de idade, em todas as classes sociais e regiões do Brasil.  

A publicidade infantil é apontada como umas das responsáveis por este fenômeno. Quantas vezes não nos deixamos influenciar por uma bela embalagem, e as crianças que optam por determinados alimentos por  distribuírem brinquedos ou apresentarem um super-herói como “garoto – propaganda”, e assim os hábitos alimentares vão se formando.

Divulgação:www.corposaun.com

 

Mas algumas iniciativas vêm sendo tomadas para diminuir a influência destes artifícios sobre as crianças. Em Florianópolis (SC) no ano passado foi aprovada uma lei municipal que proíbe a comercialização de lanche acompanhado de brindes nos fast foods, e no senado já tramita um Projeto de Lei (PLS 144/2012) que tem como objetivo impedir as lanchonetes de refeições rápidas (fast food) de associar a venda de produtos do cardápio a brindes, brinquedos, objeto de apelo infantil ou bonificação dirigida ao consumidor.

Vale lembrar que apenas leis não são suficientes, a conscientização da sociedade é fundamental na modificação dos hábitos alimentares, o resgate dos alimentos regionais e a valorização do consumo de alimentos frescos como frutas e hortaliças e a prática regular de exercícios físicos são essenciais na prevenção e combate a obesidade.

Fica a dica: o documentário MUITO ALÉM DO PESO (http://www.muitoalemdopeso.com.br/  produzido pela Maria Farinha Filmes mostra um retrato da evolução da obesidade infantil e a influência dos alimentos pré-processados e bebidas açucaradas  sobre a saúde das crianças.

Por: Cristina Henschel de Matos. Professora do curso de Nutrição da UNIVALI

Envie seu Comentário