Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Colágeno: mantém a elasticidade da pele e evita inflamação das articulações

21 de fevereiro de 2013 1

O colágeno, presente no tecido conjuntivo, representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é dar sustentação às células, mantendo-as unidas. É o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões.

Divulgação:www.auriverde.am.br

 

O colágeno é produzido normalmente no nosso organismo desde que nascemos. No entanto,  a partir dos 30 anos de idade, a sua produção diminui cerca de 1% ao ano. Nas mulheres a situação é bastante agravada após a menopausa, pois  nesta fase, os ovários diminuem a liberação do estrógeno, um grande aliado na produção do colágeno.

Devido às suas propriedades de sustentação e elasticidade, o colágeno fortalece as cartilagens, estruturas responsáveis por diminuir o atrito entre os ossos, evitando a inflamação das articulações, que ficam desgastadas geralmente em função do envelhecimento ou do sobrepeso.

Uma alimentação equilibrada é fundamental para repor o colágeno que nosso organismo necessita. Para isto é importante que a fonte de proteínas na dieta seja de origem animal. Peixe, frango, carnes vermelhas, ovos, queijo, leite ou iogurte devem estar presentes em cada uma das refeições principais (desjejum, almoço e janta).

Para garantir que a proteína consumida será transformada em cartilagem é importante ainda,  consumir alimentos fontes de vitaminas (A, C e E) e minerais como zinco, selênio silício,  cobre e ferro que irão auxiliar na absorção ou farão parte das reações químicas necessárias para transformar os aminoácidos das proteínas em colágeno.

Alimentos que não devem faltar na dieta:

-Cenoura, pepino, acerola, laranja, limão e goiaba- fontes de vitaminas A, C e E,

- Frutos do mar, castanha do Pará, nozes, aveia, cevada, fígado de boi, cogumelos e folhosos verde escuros  -Fontes dos minerais  Zinco, selênio silício, cobre e Ferro.

Além de uma dieta equilibrada, alguns estudos mostram evidências de que a administração diária de colágeno hidrolisado ajuda na prevenção e no tratamento de doenças degenerativas dos ossos e articulações como as osteoartrites e osteoporose, sendo também um suplemento alimentar importante para pessoas que expõem suas articulações a grandes esforços como atletas ou pessoas obesas.

 

Comentários (1)

  • Qualinova diz: 25 de fevereiro de 2013

    Olá Márcia, outra forma de consumir o colágeno é o Colágeno Líquido, já conhece?

Envie seu Comentário