Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Abacate: um fruto nutricionalmente completo

25 de fevereiro de 2013 0

Divulgação:saudevoce.wordpress.com -

 

O abacate é popularmente conhecido pela sua elevada capacidade calórica, porém o que poucos conhecem é o potencial nutritivo deste fruto.

Suas gorduras são de elevado valor biológico, pois são livres de colesterol e a maioria é insaturada. Dentre os lipídios do abacate, o ácido graxo mais abundante é o oleico  (o mesmo encontrado na azeitona e no azeite de oliva). Os fosfolipídios, que realizam funções importantes nos tecidos do sistema nervoso, também estão presentes neste fruto.

O abacate é também rico em proteínas (contém todos os aminoácidos essenciais) e é a fruta fresca mais abundante em vitamina E. É considerado ainda uma boa fonte alimentar de vitamina B6 e ferro.

Confira os benefícios e a versatilidade do abacate preparando essa receita de guacamole:

Guacamole

Ingredientes:

2 abacates médios maduros

2 tomates pequenos sem sementes

1 dente de alho

1 cebola média

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

1 unidade de limão

Pimenta a gosto

1 colher (café) de sal

Modo de Preparo: Abra os abacates, ao meio, e tire o caroço. Retire toda a polpa e, em seguida, corte-a em pedaços e coloque dentro de um pilão ou um recipiente parecido. Corte os tomates, a cebola, o dente de alho e a pimenta em pedaços bem pequenos. Junte ao abacate e amasse até formar uma pasta (quanto mais homogêneo melhor). Tempere com limão, azeite de oliva e sal.

Fonte:

PAMPLONA, Jorge. O Poder Medicinal dos Alimentos. 1 ed., Casa Publicadora              Brasileira, Tituí- SP: 2006.

Envie seu Comentário