Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Peixe: um aliado na diminuição o risco de doenças.

06 de março de 2013 0

A carne branca, a textura macia, a leveza e o sabor diferenciado, fazem do peixe um alimento importante na mesa dos brasileiros. Fonte abundante de proteína de alto valor biológico, de vitaminas (A,D,E), do complexo B e de minerais como o cálcio, o fósforo e o ferro, seua lipídios contém ácidos graxos poliinsaturados da família ômega-3, sendo por isso o seu consumo associado a uma alimentação saudável e amplamente recomendado por nutricionistas.

Estudos têm demonstrado que o consumo frequente de alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 ( presente nos peixes) está associado à redução dos riscos de doenças cardiovasculares, de alguns tipos de câncer bem como pode auxiliar no tratamento de doenças inflamatórias como a artrite reumatóide.

Pesquisa conduzida pelo Nurse’s Health Study, realizada com 85 mil mulheres, evidenciou que o consumo de duas a quatro porções de peixe por semana reduziu em 1/3 o risco de doenças cardíacas. Mesmo aquelas que consumiam peixe apenas de uma a três vezes por mês, apresentaram benefícios. Como resultado deste estudo a American Heart Association passou a recomendar o consumo de duas porções de peixe por semana.

No entanto, é importante ressaltar que o modo de preparo e o tipo de peixe podem influenciar diretamento no seu teor e qualidade da gordura consumida.  Evite os  peixes fritos. Prepare-os assados, grelhados ou refogados.  

O brasileiro, apesar de ter aumentado a quantidade de peixe consumida (cada brasileiro comeu em média 9,4 quilos de peixe em 2010, um aumento de mais de 40% em relação ao consumo verificado em 2003) , ainda esta longe do consumo considerado ideal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 12 quilos por habitante/ano.

Fonte: http://www.abafrio.pt/_docs/os520beneficios%20do%peixe.pdf

Confira abaixo uma receita saborosa e saudável:

Divulgação:www.saboresdeportugaleoutrossabores.com

 

Atum ao Molho de Ervas Finas e Pimenta

Ingredientes:

- 4 postas de atum

- 3 dentes de alho amassados

- 4 colheres de sopa de azeite

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- 1 colher de chá de coentro

- 1 colher de chá de endro

- 2 tomates picados

- Pimenta cayenna a gosto

- Sal a gosto .

Modo de Preparo: Lave as postas de atum em água corrente e seque com uma toalha de papel. Tempere com o sal e os dentes de alho. Misture os demais ingredientes para o molho. Coloque o atum no forno pré-aquecido regado com o molho, os tomates picados e a pimenta durante 20 minutos em temperatura média ou até o peixe cozinhar. 

Receita elaborada pela nutricionista Suzana Machado.

Fonte: VP Consultoria Nutricional

Envie seu Comentário