Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Aproveite a fruta da época, o Maracujá

20 de março de 2013 0

O maracujá Do tupi mara kuya, “fruto que se serve” ou “alimento na cuia”, é um fruto produzido pelas plantas do gênero Passiflora (essencialmente da espécie Passiflora edulis) da família Passifloraceae.

O maracujá é uma fruta rica em vitamina C, niacina (vitamina B3), vitamina A, vitaminas B1 e B2, ferro, cálcio, fósforo e fibras. A casca do fruto, que normalmente é jogada fora, possui propriedades funcionais, sendo também rica em pectina.

A pectina, presente na casca do maracujá, é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose, após as refeições de dietas ricas em carboidratos. Não cura o diabetes, apenas auxilia na redução da taxa de glicose. Outra função comprovada é a redução do colesterol.

Divulgação: www.espacoleve.net.br

Mesmo sendo um produto totalmente natural, a farinha de maracujá não deve ser consumida indiscriminadamente, mas com recomendação de um especialista.

Além disso, a fruta contém uma substância sedativa chamada passiflorina, indicada como calmante. As sementes do maracujá funcionam como um poderoso vermífugo.

Abaixo segue uma receita muito saborosa com um rendimento de 12 cupcakes de maracujá adicionados de semente de chia:

Confira a receita elaborada pela Nutricionista Aline Olliari: Cupcake de Maracujá com semente de chia.

Ingredientes:
3 ovos caipiras
½ xícara de óleo de canola
3 maracujás
1 xícara de açúcar cristal orgânico ou demerara
1 e ½ xícara de farinha de trigo integral
5 colheres de sopa de linhaça moída orgânica
1 colher de sopa de fermento em pó
Chia em grãos para salpicar

Modo de Preparo: Separe todos os ingredientes, prepare as forminhas ou unte uma forma se quiser fazer em formato de bolo. Bata a polpa do maracujá no liquidificador com o mínimo de água para virar suco e depois coe para dispensar as sementes. Ligue o forno para aquecer e bata os ovos, o óleo e ½ copo do suco concentrado de maracujá no liquidificador. Em uma tigela misture o açúcar, a farinha, a linhaça e o fermento. Junte a mistura líquida à seca, misture bem, coloque nas forminhas (para facilitar, use uma concha para molho) e por último salpique os grãos de chia. Leve ao forno por 30 a 40 minutos em 180°.

Fonte Texto e Receita: Nutricionista Aline Carolina Olliari

http://www.facebook.com/alineolliari

Envie seu Comentário