Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Desperdício de Alimentos

27 de março de 2013 0

O Brasil avança a cada dia no ranque de produção mundial de alimentos. Com sua grande extensão territorial e clima adequado para o manejo de diferentes cultivos, o país pode disputar a liderança na produção internacional de alimentos com os Estados Unidos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a safra de grãos deve crescer 23% até 2021 e a área de colheita será 9,5% maior que a atual.

Em contrapartida ao crescimento agrícola está o desafio da redução do desperdício de alimentos. Segundo dados da Embrapa, 2006, 26,3 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados ao ano no país sendo 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com três refeições básicas (café da manhã, almoço e jantar) de acordo com a ONG Banco de Alimentos.

Divulgação: watermelonmonkey.blogspot.com

Levando em conta os dados divulgados, instituições como a Embrapa desenvolveram o projeto Embrapa Hortaliças com o objetivo de reduzir o desperdício de alimentos no Brasil e em alguns países da America Latina, Caribe e África e incentivar o consumo de hortaliças.

A ONG Banco de Alimentos fundada em Abril de 1998 também visa combater o desperdício de alimentos através da promoção de projetos voltados a minimizar a cultura do desperdício e estimular a inclusão das partes não convencionalmente usadas dos alimentos como as cascas, folhas, talos e sementes nas preparações diárias.

Ainda de forma didática a empresa Ecobenefícios Good Card, desenvolveu para o Dia do Consumo Consciente (15/10) e para o Dia Mundial da Alimentação (16/10) a campanha Consumo Consciente contra o desperdício através da substituição do prato convencional por um prato 20% menor, no qual se encontra escrito a frase “Por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?”

Clique abaixo e visualize o vídeo da campanha:

Dia Mundial da Alimentação

Envie seu Comentário