Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Tempero Caseiro

04 de abril de 2013 2

Decorrente da correria da vida moderna, da crescente busca por alimentos prontos semi-prontos que trazem praticidade e rapidez no momento do preparo das refeições tem-se como consequência um aumento exponencial no consumo de sódio que vem associado a estes alimentos, em especial aos temperos prontos (como caldo de galinha, knor meu arroz, sazon, fondor, arisco, etc), muito comumente utilizados pela população brasileira.

O sódio, um mineral encontrado no sal de cozinha (cloreto de sódio), desempenha importante papel em nosso organismo, mas em excesso, pode trazer diversos prejuízos a saúde e ao emagrecimento.
O aumento das quantidades de sódio no organismo pode levar ao aumento da pressão sanguínea (hipertensão), que em casos crônicos, pode resultar em infarto e AVC. Além disso, aumenta a retenção de líquidos no organismo prejudicando o emagrecimento e ocasionando inchaço, aumentando também o aspecto “casca de laranja” da celulite.

Divulgação: jacareiagricultura.com.br

Seja por motivos de saúde ou estética (ou ambos) reduzir o consumo de sódio sempre é positivo, tanto para prevenção como para tratamento de distúrbios associados ao uso excessivo deste mineral.

Para tal, trago para vocês uma receita de tempeiro caseiro a base de vegetais e ervas aromáticas que visa substituir temperos prontos e o sal no preparo dos alimentos sem perda de sabor. Aí vai:

INGREDIENTES:
- 15 dentes de alho (descascados na hora do preparo)
- 7 unidades de cebola
- 1 maço de cebolinha verde
- 1 maço de salsinha
- 1 maço de manjericão fresco
- 1 maço pequeno de hortelã
- 1 maço de coentro fresco
- 1 pimentão vermelho
- 50g de gengibre
- 1 talo de alho-poró
- 10 folhas de louro
- 50 ml de água
- 2 col. (sopa) de óleo vegetal (canola, milho, girassol, soja)
- Sal marinho em quantidade suficiente para dar ponto de pasta (cerca de 1kg)

PREPARO:
- Higienize todos os ingredientes
- Pique a cebola, o alho e as folhas grosseiramente, apenas para facilitar a trituração
- Coloque a água + o óleo no liqüidificador (quantidade suficiente para cobrir as lâminas, apenas para facilitar o início da operação)
- Bata, aos poucos, todos os temperos (exceto o sal) de modo a formar um suco grosso
- Depois de tudo batido, despeje o “suco de temperos” em uma vasilha grande e acrescentar o sal, pouco a pouco, mexendo bem, até dar ponto de pasta
- Armazene em vidros limpos e bem tampados

Obs: Este tempero pode ser armazenado por até 3 meses sob refrigeração (geladeira).
 
Fonte texto e receita: Elaborado  pela Nutricionista Georgia Lucena Andreazza- Nutricionista Graduada pela UNIVALI, Cursando Pós- Graduação em Nutrição Clínica Funcional

Comentários (2)

  • carina reis s maciel diz: 11 de julho de 2014

    este tempero caseiro pode ser congelado?

Envie seu Comentário