Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Envolvimento da nutrição na iniciação e progressão do câncer

11 de abril de 2013 2

A neoplasia maligna, popularmente chamada de Câncer, é a segunda maior causa de mortalidade no mundo, perdendo apenas para as mortes ocasionadas pelas doenças cardiovasculares. De acordo com a Organização Mundial da Saúde , foram registrados 1,4 milhões de mortes no mundo no ano de 2010. A relacão entre o câncer e o estado nutricional é muito vasta. A nutrição está diretamente envolvida na prevenção, iniciação, progressão e tratamento do câncer.

Hoje vamos começar destacando a importância da nutrição na iniciação das neoplasias malignas. O câncer é uma doença com muitos fatores etiológicos envolvidos. Esta doença é caracterizada pelo acúmulo de mutações no DNA da célula, alterando sua fisiologia e permitindo a sua auto multiplicação e perpetuação, dominando, desregulando e matando o organismo no qual ela se desenvolve.

Divulgação: sindpfrj.blogspot.com

A nutrição é um dos fatores desencadeantes das mutações que ocorrem no DNA. Os processos utilizados para a longevidade de alimentos perecíveis, como os inseticidas e herbicidas, os processos de armazenamento, processamento e estocagem de alimentos industrializados fazem com que elementos químicos utilizados nestes processos sofram oxiredução nas nossas células, possibiltando a formação de moléculas elétricamente instáveis, os radicais livres.

Radicais livres são moléculas químicas que num dado momento apresentam um eletron livre, tornando-se altamente reativas, neste estado estas moléculas podem se combinar com bases nitrogenadas do DNA favorecendo as mutações. Não que os radicais livres sejam a única causa das mutações que ocorrem no DNA, mas eles são sim, moléculas presentes na nossa alimentação e mutagênicas.

Nem sempre podemos nos livrar destes elementos químicos que vêm acoplados aos nossos alimentos, mas evita-los é uma forma de prevenção das mutações que levam ao câncer. Uma alimentação sem a presença de elementos químicos reativos favorece a fisiologia e a longevidade das células, evitando a iniciação das células tumorais. Na próxima etapa vamos relacionar o papel da nutrição na prevenção do cancer.

Por: Maria Regina Orofino Kreuger
Professora da UNIVALI

Comentários (2)

  • Celso Dalagnol diz: 11 de abril de 2013

    Olá Márcia! Muito boa a sua matéria, quem sabe vc pensa em formarmos um grupo de pessoas que e que sensibilizemos nossos deputados, para que o MAPA e MS trabalhem juntos com apoio de uma rede estratégica de laboratórios( ligados as universidades) sejam feitas análises para a pesquiza de resíduos químicos em alimentos que compramos nos supermercados etc…O que o governo gasta com tratamento dos diversos tipos de câncer , com certeza dá para inplantar essa rede e sobra dinheiro e o mais importante, qualidade de vida para as pessoas. Pode parecer utopia, mas acredito que uma boa idéia e muitas pessoas querendo, tudo acontece.
    Lages,11/04/2013
    Celso Dalagnol
    M.Sc. Médico Vetarinário
    Esp. Saúde Pública

Envie seu Comentário